Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Expotec 2016: exposições movimentam o stand do IFPB nesta sexta (26)

Expotec 2016: exposições movimentam o stand do IFPB nesta sexta (26)

Público visitante elogia a feira
por Patrícia Nogueira publicado: 26/08/2016 13h39 última modificação: 26/08/2016 13h40

Tecnologia, inovação e experiências exitosas são o foco da participação do IFPB na Expotec 2016. O stand montado especialmente para o evento mostrou um pouco do que é produzido no instituto e foi bastante visitado pelo público.

A ambientação do local ficou por conta do curso de design de interiores. A editora do IFPB também expos os livros produzidos e foram distribuídos os jornais institucionais. Toda logística e organização do espaço do IFPB na feira ficou por conta da comissão composta por quatro servidores da reitoria: Verônica Rufino, Julio Zinga, Regina Negreiros e Thiago Torres.

Um dos trabalhos apresentados no stand foi o do professor Maxwell Amaral que mostrou ao público o seu projeto intitulado Intelicar, um sistema integrado de diagnostico veicular. De acordo com o professor, o projeto vem sendo aperfeiçoado e até então  já permite pelo menos quatro tipos de ações no veículo que vão desde avisar o defeito mecânico, controle de velocidade, acendimento de faróis em rodovias e identificação de motoristas.

Outro trabalho também bastante visitado foi o gerador eólico construído a partir de materiais descartados pela indústria, produzido pelo professor Marcelo Magalhães. “a ideia é mostrar que a produção de eletricidade pode se dar a partir do vento e ser amplamente utilizada em comunidades e residências populares, uma vez que é construído a partir de materiais da indústria, como pneus velhos”, explica o professor que usa da simplicidade para atingir seus objetivos.

“É motivador está aqui na Expotec e vê que as pessoas se interessam pelo seu trabalho. E esse é meu objetivo como pesquisador: dizer às pessoas que elas tem condições de fazer, que são capazes”, comentou. Além do aerogerador também foi apresentado no stand o “economize”, equipamento que comprova e compara o consumo dos três tipos de iluminação: lâmpada de Led, fluorescente e amarela.

O público visitante ficou empolgado com as demonstrações.  “Estou achando bastante interessante a feira, os trabalhos, sobretudo voltados para as novas tecnologias que podem ser aproveitados no nosso dia-dia”, disse Welington Filgueiras que atua na área de TI. Fernando Machado, formado em Engenharia Elétrica pelo IFPB, falou que esta é a primeira vez que participa da Expotec. “Até agora os trabalhos têm superado as expectativas, pois tem muita coisa interessante sendo mostrado pelo IFPB e pelas outras instituições”.

Estudantes de outros estados também prestigiaram o stand do IFPB. Para Renan Cléber do IFCE, campus Crato, “um dos intuitos em participar desse evento é justamente o network, o aprendizado, a troca de conhecimento tecnológico e cultural da região, enfim, são vários os aspectos positivos para a aprendizagem. Gostei bastante do stand do IFPB, do material exposto, das publicações cientificas e do pessoal bastante receptivo”, elogiou o aluno.