Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Credibilidade da comunidade com o Campus Esperança

Credibilidade da comunidade com o Campus Esperança

A Primeira Câmara de Extensão do Campus Esperança foi aberta com uma apresentação cultural dos estudantes da APAE
publicado: 10/08/2016 07h26 última modificação: 10/08/2016 09h24

A expectativa de um futuro melhor para os jovens da comunidade e a credibilidade na educação profissional para fazer intervenções socioculturais na realidade econômica local foram os anseios apresentados pela comunidade, durante a realização da Primeira Câmara de Extensão e Cultura do Campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), na Cidade de Esperança-PB. O evento aconteceu nesta terça-feira (09) na Câmara de Vereadores, da referida Cidade.

O Diretor do Campus de Esperança, professor Valnyr Vasconcelos Lira, recepcionou os participantes da Câmara de Extensão e Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), ressaltando a importância da retomada das obras de infraestrutura do referido Campus, e resgatou a história da Rede Federal de Educação Profissional na Paraíba, que passou de três Unidades, em 2008, para 21 em 2016.

A Pró-reitora de Extensão, professora Vania Medeiros, enfatizou a importância do IFPB para o desenvolvimento regional e destacou o valor das permutas de experiências com a comunidade para garantir um relacionamento acadêmico produtivo. “Os servidores que estão chegando a esse Campus estão cheios de sonhos de construir um modelo de educação profissional que promova o desenvolvimento da comunidade”, assinalou.

Nos debates os representantes de segmentos sociais, presentes ao evento, apresentaram sugestões de temas que favorecerão intervenções acadêmicas nas áreas de saúde, meio ambiente, turismo, patrimônio material e imaterial, empreendedorismo e educação infanto-juvenil. Os referidos temas fortalecerão a formação profissional integral dos estudantes do Campus Esperança-IFPB, disse a professora Vania Medeiros.

A Câmara de Extensão e Cultura também suscitou o planejamento de ações envolvendo o protagonismo civil e dos estudantes. Como encaminhamentos foram apresentadas demandas para formação de grupos de trabalhos para sistematização de ações de extensão que contemplem as expectativas apresentadas pela comunidade de Esperança aos servidores e dirigentes do IFPB.

O evento contou com a participação de representantes da Prefeitura Municipal, nas áreas administrativas de saúde e educação; bem como integrantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil. A Câmara de Extensão do Campus de Esperança foi acompanhada pelos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), que vieram conhecer a experiência para dinamizar as ações de extensão nos seus respectivos Campi. Participaram do evento, o professor Miguel Félix Júnior, Marina K. Welter, Gerusa Viriato Rocha, Ivonice de S. Vieira e Ivânia Carvalho, Coordenadora de Projetos e Programas de da Pró-Reitoria de Extensão do IFRR.

As atividades do primeiro dia da Câmara de Extensão, no Campus IFPB-Esperança, foram encerradas com uma exposição dos trabalhos produzidos pelo Pronatec Mulheres Mil, Alagoa Nova-PB, coordenado pela professora Eudna Araújo, diretora de gestão das atividades de extensão da Proexc-IFPB, e a professora Mércia Benevides, coordenadora Adjunta do Pronatec, no Campus Esperança. O evento prossegue nesta quarta-feira (10), pela manhã, com a formação da Rede Rizoma.

-Crisvalter Medeiros,  Jornalista