Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > Reitoria lança o novo portal institucional do IFPB com muitas novidades

Reitoria lança o novo portal institucional do IFPB com muitas novidades

O evento de lançamento aconteceu neste dia 7 de Julho, no prédio Coriolano de Medeiros.
por publicado: 07/07/2016 10h00 última modificação: 14/07/2016 23h23

A Reitoria do IFPB lançou, neste dia 07 de Julho, o novo portal de internet do instituto. O evento aconteceu no prédio Coriolano de Medeiros e contou com a presença de pró-reitores, diretores gerais, diretores sistêmicos, autoridades externas e servidores em geral do IFPB.

O novo portal do IFPB foi concebido pela Diretoria Geral de Tecnologia da Informação e foi totalmente reformulado, visando atender a diversas demandas da comunidade.

Em sua apresentação, o diretor de tecnologia da informação do IFPB, Pablo Andrey, informou que o projeto do portal institucional iniciou-se ainda no ano de 2015, quando o reitor, Nicácio Lopes, recomendou uma reformulação total do portal visando atender aos anseios da comunidade, além da enfatizar questões relacionadas à transparência pública no âmbito do IFPB. “Considero este projeto de alta complexidade, pois foi necessário fazer uma análise minuciosa sobre o público-alvo que acessa o portal institucional, visando torná-lo mais fácil e moderno”, disse o diretor.

Lançamento do Portal
Público presente no lançamento do Portal Institucional

Ainda segundo Pablo Andrey, “a diretoria de tecnologia da informação está entregando uma poderosa, dinâmica e eficiente ferramenta de comunicação institucional. Cabe aos setores do IFPB, agora, mantê-lo sempre com informações atualizadas, pois a responsabilidade de publicação das informações é dos setores que compõem o IFPB. É preciso, também, que a comunidade e sociedade em geral apropriem-se desta ferramenta, para que o IFPB se fortaleça cada vez mais no meio digital.”

Já para o reitor, Nicácio Lopes, o IFPB, a partir de hoje, está se apresentando ao mundo de forma mais moderna e dinâmica através do site institucional. “Recomendei à diretoria de tecnologia da informação que explorasse toda a potencialidade do Instituto Federal da Paraíba. Recomendei, também, que os mecanismos de transparência pública ficassem disponíveis de forma fácil para a sociedade, o que está plenamente visível através do Portal da Transparência do IFPB, exclusivo na Rede Federal”, disse o Reitor.

O evento contou, ainda, com a palestra da professora do campus Cabedelo, Cândida Nobre, que abordou o tema "Internet e empoderamento do cidadão".

Conheça os principais pontos do novo portal institucional

Portal dos campi do IFPB

• O novo Portal do IFPB, desenvolvido a partir do Portal Padrão do Governo Federal, concebe uma maior autonomia de publicação para os campi do IFPB. Com isso, cada campus possui autonomia e responsabilidade para realizar suas publicações, além de ter a incumbência para a inclusão de novos conteúdos. O diretor-geral de cada campus indicou um responsável para realizar este procedimento interno.

Portal do Estudante

• O Portal do Estudante é uma nova plataforma desenvolvida pela Coordenação de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação, em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino. Esta ferramenta foi concebida para agrupar as informações relacionadas aos cursos do IFPB, bem como formas de ingresso e outras informações relacionadas ao ensino, e atende aos requisitos do processo de recredenciamento.

Portal da Transparência do IFPB

• O portal da transparência do IFPB, exclusivo na Rede Federal, aborda diversos temas relacionados à Lei de Acesso à Informação, inclusive, com um grau de detalhamento maior. Muitas informações do Portal da Transparência são oriundas do SUAP. Portanto, quanto mais de utiliza esta ferramenta, mai informações ficarão disponíveis.

Portal do Servidor

• O portal do servidor foi concebido em parceria com a Diretoria Geral de Gestão de Pessoas, e contempla informações relacionadas aos servidores do IFPB, com uma melhor organização da informação.

Portal da Tecnologia da Informação

• O portal da Tecnologia da Informação surgiu pela necessidade de uma melhor divulgação dos serviços oferecidos pela Tecnologia da Informação do IFPB. Este portal será constantemente atualizado com a inclusão de artigos e tutoriais sobre a utilização dos serviços de TI para toda a comunidade.

Informações em outro idioma

• As principais informações do IFPB estão disponíveis, também, no idioma inglês. Tal necessidade deu-se em razão do portal do IFPB ser bastante acessado em outros países.