Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > PSCT 2016.2: Compec divulga o resultado preliminar de seleção especial

PSCT 2016.2: Compec divulga o resultado preliminar de seleção especial

Ainda é possível ingressar com recurso. Lista final deve sair em 4 de agosto
publicado: 29/07/2016 14h16 última modificação: 29/07/2016 14h19

A Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) divulgou o resultado preliminar do Processo Seletivo de Cursos Técnicos (PSCT 2016.2) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Acesse aqui o resultado no link dessa seleção especial no Portal do Estudante.

O candidato pode ingressar com recurso contestando ou corrigindo dados nessa sexta-feira. No dia 4 de agosto, a Compec deve divulgar o resultado final.

Esse PSCT foi uma seleção especial com vagas que ficaram pendentes em alguns cursos técnicos subsequentes presenciais em sete campi: Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Picuí, Esperança, Patos e Mangabeira (bairro da Capital). O PSCT 2016.2 especial ofertou vagas para Técnico em Serviços Jurídicos, Informática, Meio Ambiente, Edificações, Eletrotécnica, Mineração, Manutenção e Suporte em Informática, Cuidados de Idosos e Transporte Aquaviário.

O processo trouxe mudanças como a gratuidade da taxa e a seleção pela nota do Ensino Médio, que foi analisada pelo Histórico Escolar ou pelo boletim do Enem. Foram ofertadas 350 vagas.

O diretor de Educação Profissional do IFPB, professor Degmar dos Anjos, esclarece que o nome do candidato pode aparecer duas vezes na listagem do resultado preliminar. É o caso quando ele atinge pontuação tanto para ingressar pela ampla concorrência quanto pela cota que solicitou.

O IFPB reserva metade das vagas para quem é egresso da escola pública. Nesse montante, há reserva de 50% para quem tem renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. Ainda dentro desse universo, há cota de 50% para pessoas que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, conforme dito na legislação. O IFPB reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência.

O professor Degmar dos Anjos informa que uma reunião no dia 3 de agosto deve definir os passos para o lançamento do edital do PSCT 2017. A intenção é lançar o edital ainda no fim do mês de agosto, mas iniciar a inscrição em outubro. O IFPB pretende deixar de cobrar a taxa de inscrição e abolir a prova, adotando a seleção com base nas notas do Ensino Médio ou Fundamental, dependendo da modalidade de ensino, subsequente ou integrado.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB