Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > Primeira Câmara de Extensão no Campus Itaporanga IFPB

Primeira Câmara de Extensão no Campus Itaporanga IFPB

O evento contribuiu para fortalecer os vínculos institucionais do IFPB na região
publicado: 27/07/2016 10h04 última modificação: 27/07/2016 10h04

A primeira Câmara de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) realizada no Campus Itaporanga, do IFPB, superou as expectativas dos organizadores do evento, em termos de participação dos representantes das instituições, entidades e movimentos sociais da comunidade.

O evento aconteceu ontem (26), à tarde, no Auditório do Sebrae-Itaporanga, com representação dos setores do empreendedorismo, da indústria têxtil, setor de produção agrícola, educação, saúde e cultura. O professor Ridelson Farias, Diretor do Campus de Itaporanga, disse, na abertura do evento, que todas as suas ações administrativas, enquanto gestor, respeitariam sempre o protagonismo da comunidade, em conformidade com o que preconiza o projeto institucional.

A explanação do professor Ridelson foi reforçada pela fala da Pró-Reitora da Proexc, Vania Medeiros. Segundo ela, as ações das políticas públicas devem promover o desenvolvimento territorial, através de um conjunto de ações intersetorializadas que só se consegue implantar mantendo o diálogo com a comunidade.

A Diretora de Extensão Tecnológica da Proexc, professora Maiara Melo, que participou do evento, afirmou que com o avanço da formação técnica em edificações (primeiro curso técnico do campus de Itaporanga) será possível, no futuro, a construção de escritórios modelos para o empreendorismo; o que é uma demanda da comunidade discente da Instituição.

O Campus de Itaporanga já conta com diversos projetos de extensão em desenvolvimento, a exemplo das atividades culturais em sala de aula; projeto aprendendo a cuidar da saúde na escola; acertando no lixo e a mostra de cinema em direitos humanos.

A Câmara de Extensão de Itaporanga foi organizada pelo Diretor do Campus, professor Ridelson Farias, com o apoio do coordenador de extensão e cultura, professor Pedro Henrique Silva Gabi.

Radiografia dos problemas sociais

A Câmara de Extensão do Campus de Itaporanga foi, também, uma oportunidade para a comunidade debater, com os docentes do IFPB, os problemas econômicos, sociais, culturais e educacionais da referida comunidade.

Na escuta aos representantes da comunidade, que foi o primeiro momento da Câmara de Extensão, vieram à tona as preocupações com a violência urbana e rural, o uso de álcool e outras drogas pela juventude, a falta de projetos empreendedores que promovam a empregabilidade, através de projetos de capacitação para o setor produtivo industrial; bem como a falta de espaços para as atividades culturais, a exemplo da falta de equipamentos de cultura na cidade.

Um dos problemas que teve mais destaque, na reunião, foi a questão do lixo em Itaporanga. Para a gerente do Sebrae, Anna Stefania, é preciso adotar uma política de conscientização dos estudantes na área da educação ambiental para que eles possam estimular os país na coleta seletiva do lixo. O professor Renan Lucena, que trabalha com um projeto de extensão nessa área, defende políticas públicas mais arrojadas, a exemplo do aterro sanitário para tratamento dos resíduos sólidos locais.

Os representantes da Academia Literária, Cultural e Artística de Itaporanga (Alcaita), que participaram do evento, externaram o seu interesse em firmar parcerias com os segmentos do IFPB, principalmente, com os estudantes, para dinamizar a produção artístico, literária e cultura da Cidade.

Integrantes da Secretaria Municipal de Educação e da Gerência Regional de Ensino enfatizaram a importância da implantação da unidade educacional da Rede Federal de Educação Profissional no Município de Itaporanga, ressaltando a importância de se desenvolver projetos em parcerias nos diversos níveis educacionais visando ao desenvolvimento regional.

No encerramento, a Câmara de Extensão encaminhou a implantação de núcleos de extensão para atuação nas áreas da educação no campo, resíduos sólidos e cultura, além da promoção de uma conferência de juventude que possa traçar ações e políticas para atendimento às demandas desse segmento social. Vale destacar que os estudantes do Curso de Edificações estiveram presentes ao evento.

Nesta quarta-feira (27), pela manhã, a equipe da Proexc realizará uma capacitação sobre a Rede Rizoma, com os servidores do IFPB Itaporanga. Na sequência, haverá uma reunião com os coordenadores de extensão e cultura e os arte-educadores para elaborar o plano de ações institucionais para consolidação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura no IFPB. Outra iniciativa da equipe da Proexc, será a discussão das propostas para o plano de ações e elaboração da carta com as propostas para serem apesentadas na próxima reunião do Comitê de Extensão e Cultura.

Crisvalter Medeiros, jornalista