Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > Mais um estudante do IFPB é selecionado para estudar no Canadá

Mais um estudante do IFPB é selecionado para estudar no Canadá

Excelente desempenho fez Cican/Conif aumentar o número de vagas na rede
publicado: 22/07/2016 16h43 última modificação: 25/07/2016 08h52

O currículo, as notas e as propostas e projetos lançados nas cartas de intenção dos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica fizeram o Colleges and Institutes Canada (CICan) aumentar o número de vagas de intercâmbios da chamada aberta em parceria com o Conif. Dez novas vagas foram criadas e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que já tinha um estudante figurando na primeira lista, emplacou mais um entre os vitoriosos.

Dessa vez foi a chance de Lucas Rafael de Oliveira, que cursa o terceiro período do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet no Campus João Pessoa. Ele tem 18 anos e conta que desde os sete anos se dedica ao estudo da Língua Inglesa. O bom desempenho dos estudantes na proficiência incentivou o Cican a dar mais oportunidade aos brasileiros.

Entre as instituições canadenses que Lucas escolheu para estudar estão a Fanshawe College e Niagara College. O critério de escolha foi o fato de terem cursos voltados para Design de Softwares de Jogos. “É uma das motivações até para eu ter escolhido o curso de TSI. Estudar no exterior é um sonho a ser realizado. Eu espero aprender muito”, conta Lucas, que mora em Cruz das Armas e nasceu no Distrito Federal, mas desde os cinco anos reside na Paraíba.

Pelo Programa de Bolsas de Estudo Canadá-Brasil, os estudantes devem ficar de setembro de 2016 a dezembro de 2017 no exterior. No período, farão curso de línguas (quatro meses), dois semestres acadêmicos (oito meses) e estágio/inserção na área de estudo ou projeto de pesquisa (dois a três meses). Além de subsídio mensal e seguro-saúde, a bolsa cobre despesas com testes de idiomas, mensalidades e viagem.

Lucas conta que a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) teve um papel muito importante em todas as fases da seleção. A equipe da Arinter é responsável por traduzir e referendar todo o material enviado pelos estudantes. “A assessora professora Mônica Montenegro continua ajudando agora que precisa de passaporte, de toda essa preparação”, conta Lucas. Ele fez a prova do Toefl na seleção preparada pela Arinter especialmente para atender essa chamada aberta pelo Conif e o Cican para o intercâmbio no Canadá. O Cican ainda não definiu em qual instituição o estudante do IFPB vai ficar.

A assessora da Arinter ressalta o excelente desempenho do IFPB na chamada, já que de 41 Institutos concorrendo com 82 candidatos, tivemos dois estudantes selecionados. “O Canadá alia boa qualidade de vida, ensino de ponta e um conjunto de oportunidades que tornará a experiência única e inesquecível para Lucas e Jayvson, alunos agraciados com uma bolsa integral pelo CICan durante 16 meses. Uma viagem educacional é a oportunidade de evoluir significativamente na fluência da língua, aprender a respeitar o que é diferente (a cultura do outro),  conviver com pessoas de diferentes partes do mundo, além de atender a uma necessidade que o atual mundo do trabalho exige”, ressalta a professora Mônica.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB