Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > JIFs Nordeste vão acontecer em João Pessoa

JIFs Nordeste vão acontecer em João Pessoa

A competição vai ser em setembro e comissão já faz planejamentos
publicado: 15/07/2016 14h26 última modificação: 18/07/2016 10h14

A Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Região/Nordeste) está reunida, desde quinta, devendo prolongar-se até o final da tarde desta sexta-feira (15), em João Pessoa.

O grupo está ultimando os preparativos para a realização da competição prevista para 6 a 11 de setembro deste ano, na capital paraibana. Mais de 1000 jovens do ensino técnico e profissional devem participar da competição.

Nessa sexta, pela manhã, a Comissão do JIFs, presidida pelo professor do Campus Cabedelo, Sílvio Romero, esteve reunida como o reitor do IFPB, professor Nicácio Lopes e equipe técnica das pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Manoel Macedo e Suelânio Viegas) e de Administração e Finanças (Marcos Vicente).

“Com esse encontro, temos a certeza de que a competição está sendo preparada por profissionais competentes e comprometidos com a humanização de milhares de jovens dos IFs por meio do esporte”, afirmou o reitor. Ele frisou que, se depender do IFPB, a realização do certame desportivo está preservada e deve receber atenção especial de todos os reitores do Nordeste.

A Comissão dos JIFs e os gestores do IFPB aprovaram a elaboração e encaminhamento de um termo de compromisso a ser firmado entre os 11 institutos da região, visando a celeridade dos trabalhos.

“Essa solução do grupo prevendo pactuação dos reitores sugere  providências orçamentárias e financeiras, já acordadas, para que o evento ocorra em tempo hábil dentro do planejamento pré-estabelecido”, esclareceu o reitor Nicácio.

Para o presidente da Comissão, o encontro com o reitor do IFPB deixou o grupo mais entusiasta e trouxe novas perspectivas para o evento. “Uma delas é a visão clara de que quando o reitor entra no diálogo, há fluência no encaminhamento das demandas”, apontou o professor Sílvio Romero, que assumiu o Núcleo de Educação Física (NEF), órgão sistêmico responsável pelas ações de desporto.

Para Ricardo Basílio, do IFPI, o JIF Nordeste é um evento grandioso e reúne muitos alunos, abordando a interdisciplinaridade, cultura, troca de experiências, o que é muito importante. “O IFPB já tem know how, participando dos jogos há muitos anos, com grandes atletas, então será um grande êxito para o evento este ano”, ressaltou.

A professora Michele Venturine, coordenadora de esportes do IFBA, lembrou que o encontro de preparação é um momento muito esperado por quem vivencia o esporte, pois é a oportunidade de reconstruir os jogos, não apenas em sua execução, como também na cabeça das pessoas, na identidade dos estudantes e na forma de fazer dos professores. Michele ressalta que o objetivo da Bahia é tentar trazer o máximo de estudantes e servidores possível, sobretudo do interior, democratizando a participação dos jogos e quebrando a lógica de apenas a capital participar. “Nossa expectativa é alta, a Paraíba tem muita experiência e temos certeza que vai ser um espetáculo. É um estado que já tem uma história de participação e conquistas, uma referência nacional de representação. Estamos no lugar certo, no momento certo”, finalizou.

Michele comenta também sobre a implantação de um Núcleo de Educação Física no IFPB: “Acredito ser um passo fundamental, estamos na expectativa de que mais institutos identifiquem essa necessidade de ter um setor ligado direto à reitoria para que possa ter efetivamente condições de tratar o esporte de forma séria, planejada e garantindo a participação democrática de todos”, comentou.

O professor Cléber Ribeiro, do IFCE, que avaliou a reunião de preparação como bastante positiva. “São eventos fundamentais para o planejamento e sucesso do evento, onde os institutos de fato confirmam sua participação”. Ele comenta que a expectativa para a realização do torneio na Paraíba é muito alta. “Os jogos regionais são mais esperados pela comunidade até mesmo do que o nacional, onde participam apenas as equipes vencedoras. Na etapa Nordeste, geralmente, um número maior de atletas é enviado”, afirmou.

Quanto aos jogos acontecerem na Paraíba, Cléber ressaltou que “o campus João Pessoa possui uma das melhores estruturas de todo Nordeste. Esses aspectos fazem com que os jogos sejam certamente um grande sucesso”, comenta. “É um evento muito esperado e sendo aqui na Paraíba, com Silvio como coordenador geral dos jogos, representante dos jogos nacionais, ficamos ainda mais tranquilos”.

Durante a reunião, os presentes também comentaram como positiva a atitude do IFPB na criação do Núcleo de Educação Física (NEF). A comissão sugeriu que o reitor Nicácio encaminhasse uma proposta para o Conif, a fim de estimular outros Institutos a implantarem Núcleos com o mesmo propósito.

Filipe Donner e Patrícia Nogueira – da DGCOM