Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > IFPB sedia encontro de alunos de Gestão Ambiental

IFPB sedia encontro de alunos de Gestão Ambiental

Comissão se reúne com o Reitor Nicácio Nopes para apresentar proposta.
por publicado: 08/07/2016 13h01 última modificação: 18/07/2016 08h01
Exibir carrossel de imagens Comissão é composta por estudantes, representante do DCE e pelo professor Arilde Alves

Com o objetivo de propiciar a formação da militância, de promover a integração entre os estudantes e de organizar as atividades do movimento estudantil no âmbito da gestão ambiental, o IFPB sediará o XI Encontro Nacional de Estudantes em Gestão Ambiental. A comissão organizadora se reuniu na manhã desta sexta-feira (08) com o Reitor Nicácio Lopes e com o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis Manoel Macedo para apresentar a proposta e a programação.

O evento será entre os dias 12 a 16 de setembro, no Centro de Atividades e Lazer do Aposentado e Pensionista Padre Juarez Benício (CEJUBE) e contará com a participação do reitor do IFPB na abertura, além de professores, pesquisadores e diversos profissionais da área atuantes no Estado e no município promovendo palestras e mini-cursos.

“No evento reuniremos todos os entes que lutam pelo reconhecimento da profissão de gestão ambiental. Já existe um projeto de lei em tramitação para regulamentar e precisamos nos organizar politicamente em nome dessa grande bandeira de luta de nossa carreira”, afirmou o presidente da comissão, o estudante Jayvson Martins.

Para o Coordenador do Curso de Gestão Ambiental do Campus João Pessoa, Arilde Alves, que também participa da organização, está é uma oportunidade de divulgar o papel do gestor ambiental. “Atualmente há mais de 400 cursos de gestão em todo Brasil. Para o encontro, várias delegações já confirmaram presença como o Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Brasilía. Então, é uma oportunidade de divulgar o nosso Instituto, o nosso estado e valorizar o nosso estudante”, afirmou o professor. Quanto ao projeto de lei que está em tramitação, Alves acredita que em breve a profissão será regulamentada e deverá ser criado um conselho federal de gestor ambiental.

No encontro serão discutidas problemáticas da degradação ambiental, água, solo e também debatidas as matrizes curriculares dos cursos nas diversas instituições ofertantes, como forma de trocar experiências e melhorar a qualidade do ensino. Cerca de 350 estudantes são esperados no evento.

*Patrícia Nogueira – jornalista do IFPB