Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > IFPB prorroga até dia 20 entrega de documentação para PSCT 2016.2

IFPB prorroga até dia 20 entrega de documentação para PSCT 2016.2

Seleção para 350 vagas em curso técnico subsequente é pela nota do Ensino Médio
publicado: 15/07/2016 15h41 última modificação: 29/07/2016 16h46

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) prorrogou, até dia 20 de julho, o prazo para entrega da documentação dos inscritos no Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2016.2). O preenchimento do formulário de inscrição e do questionário continuou com o mesmo prazo final: 17h dessa sexta, 15 de julho. Mas, é preciso protocolar no campus a documentação exigida para concorrer a uma das 350 vagas em cursos técnicos subsequentes (para quem terminou o Ensino Médio).

Confira aqui a retificação e demais alterações no cronograma.

As vagas são em cursos presenciais e a inscrição é gratuita. A novidade desse PSCT é que a seleção é pela análise das notas do Ensino Médio. Os aprovados vão ingressar no segundo semestre letivo desse ano. Estão sendo ofertadas vagas em Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Esperança, Mangabeira, Patos e Picuí. São vagas para Técnico em Serviços Jurídicos, Informática, Meio Ambiente, Edificações, Eletrotécnica, Mineração, Manutenção e Suporte em Informática, Cuidados de Idosos e Transporte Aquaviário. Não há cobrança de taxa de inscrição.

A documentação obrigatória para ser entregue no campus inclui a cópia da identidade e comprovante de inscrição obtido com o formulário preenchido online. Se fizer só a parte online não estará inscrito. Com a alteração nessa data de entrega, o prazo final para resultado da seleção é o dia 1º de agosto.

Há duas formas de seleção: o candidato pode protocolar o Histórico Escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente para que seja analisado o desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática, ou ainda protocolar o resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de documento emitido pelo site oficial, para que seja analisada a média aritmética da nota de desempenho das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática.

Metade das vagas é reservada para quem é egresso da escola pública. Dentro desse montante, há reserva de 50% para quem tem renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. Nesse universo, há cota de 50% para pessoas que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, conforme dito na legislação. O IFPB reserva ainda 5% do total de vagas para pessoas com deficiência.

Todos os detalhes estão na página da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) onde é possível consultar o Edital e preencher o formulário de inscrição junto com o questionário socioeconômico link direto para inscrições.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB