Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > Guarda de acervos acadêmicos é tema de capacitação

Noticia

Guarda de acervos acadêmicos é tema de capacitação

Curso, voltado a servidores, está sendo realizado na Reitoria e tem duração de dois dias
por Patrícia Nogueira publicado: 14/07/2016 11h43 última modificação: 14/07/2016 11h43
Exibir carrossel de imagens Curso sobre Guarda e Manutenção do Acervo Acadêmico

Curso sobre Guarda e Manutenção do Acervo Acadêmico

Servidores da reitoria e de três campi do IFPB estão recebendo uma capacitação sobre guarda e manutenção do acervo acadêmico. O curso está sendo ministrado no auditório do Edifício Coriolano de Medeiros pela Coordenação de Memória e Arquivo, através dos técnicos-administrativos Suellen Barbosa e José Canuto. As aulas começaram nesta quinta-feira (15) e terminam na sexta-feira (16).

De acordo com o Coordenador de Memória e Arquivo, José Canuto, esse curso visa divulgar e capacitar os servidores para atender a nova norma que dispõe sobre a manutenção e guarda de acervos acadêmicos em Instituições de Educação Superior, atendendo aos pré-requisitos da avaliação institucional para o recredenciamento junto ao MEC.

A resolução nº 177 de 13 de novembro de 2015 do IFPB  regulamenta internamente a Política de Manutenção e Guarda do Acervo Acadêmico, baseada na Portaria 1.224 de 2013 do MEC. A norma determina que seja aplicado o código de classificação e a tabela de temporalidade e destinação de arquivos relativos a atividade-fim, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.

A capacitação está ocorrendo em parceria com a PRE e DGEP e reúne 22 servidores da reitoria e dos campi de João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita. Este já é o segundo curso ministrado. Houve também um trabalho de diagnóstico feito no acervo do campus Cajazeiras e provavelmente uma nova capacitação ocorrerá no campus Campina Grande.

*Patrícia Nogueira – jornalista do IFPB