Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > Estudante do IFPB é selecionado para intercâmbio no Canadá

Estudante do IFPB é selecionado para intercâmbio no Canadá

Edital do Cican/Conif oferta 10 vagas
publicado: 11/07/2016 15h27 última modificação: 18/07/2016 08h04

Mais um estudante do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) conquistou êxito em seleção nacional para estudar no exterior. Jayvson Martins Silva de Andrade, que cursa Tecnologia em Gestão Ambiental no Campus João Pessoa, foi um dos 10 selecionados na chamada pública do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com o Colleges and Institutes Canada (CICan).

O Programa de Bolsas de Estudo Canadá-Brasil oportuniza que os estudantes fiquem em instituições canadenses, de setembro de 2016 a dezembro de 2017. Nesse período, eles farão curso de línguas (quatro meses), dois semestres acadêmicos (oito meses) e estágio/inserção na área de estudo ou projeto de pesquisa (dois a três meses). Além de subsídio mensal e seguro-saúde, a bolsa cobre despesas com testes de idiomas, mensalidades e viagem.

Em conversa com a Diretoria Geral de Comunicação e Marketing, Jayvson destaca que estava com o pensamento otimista porque sabia que era “a chance de realizar um sonho de estudar fora do país, algo que jamais teria condições de bancar”. Jayvson tem 27 anos e já é formado em Fisioterapia, mas conta que se apaixonou pela área de meio ambiente.

“Muita gente acha estranho, mas eu consigo fazer a relação entre essas áreas, vejo a importância de ter um meio ambiente equilibrado como fundamental para a saúde. O curso me trouxe conhecimentos novos e abriu horizontes”, ressalta. Jayvson está no último ano da graduação e já esteve a um passo de participar do Ciência sem Fronteiras. “No último momento, não consideraram que Gestão Ambiental era área prioritária e fiquei de fora. Agora, esse programa para o Canadá é um oportunidade grandiosa, poder realizar tanta coisa”, destaca.

O Conif e o Cican ainda não definiram/informaram em qual instituição, o aluno do IFPB vai ficar. Mas, Jayvson conta que escolheu no processo duas instituições que ficam em Ontario. O critério de escolha foi trazerem novos conhecimentos, diferenciais que ele poderá agregar ao currículo do IFPB, onde já foi monitor de disciplina e participou de duas pesquisas envolvendo a gestão de resíduos sólidos, além de organizar o Encontro de Gestão Ambiental.

Jayvson fez questão de agradecer o apoio da Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (Arinter) na pessoa da professora Mônica Montenegro e dos servidores Ana Beatriz e Edjofle. Além de toda a papelada da inscrição e dos testes de proficiência, ainda foi realizada entrevista oral pra testar a fluência no idioma inglês com os candidatos da chamada. A Arinter indicou cinco estudantes do IFPB como aptos à chamada. “A Arinter está muito feliz com o resultado e parabeniza a todos os alunos que participaram do processo seletivo”, frisa a professora Mônica.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB