Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > Editora do IFPB lança mais um livro

Editora do IFPB lança mais um livro

Obra é de professoras da Unidade de Informática do Campus JP
publicado: 28/07/2016 16h57 última modificação: 28/07/2016 16h57

A Editora do IFPB entregou a comunidade acadêmica mais um livro impresso. A publicação é de autoria das professoras do Campus João Pessoa, Valéria Maria Bezerra Cavalcanti e Nadja da Nóbrega Rodrigues. O livro Estruturas de dados lineares básicas: abordagem prática, com implementações em C e Java deve servir como material de estudo para muitos estudantes da graduação do IFPB e de cursos técnicos que são envolvidos com programação.

As docentes contam que o livro começou a ser gestado em 2009, quando ingressaram no Instituto Federal da Paraíba, ainda no Campus Cajazeiras, onde permaneceram por três anos. Após a transferência para o Campus da Capital, o projeto ganhou impulso através de edital lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação.

Valéria conta que o interesse em escrever sobre o tema estava presente desde quando era estudante de graduação. “Eu era monitora de uma disciplina e preparei uma apostila sobre esse assunto. O professor disse que aquilo poderia ser a semente para um livro”, relembra Valéria, que hoje é coordenadora do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet.

Nadja destaca que já há muita bibliografia sobre o tema, mas não mostrando o passo a passo detalhadamente como a publicação se propôs. “Os estudantes encontram tudo muito pronto, mas o livro mostra o que está por trás da estrutura de dados”, ressalta. “Existe um programador antes e depois de estudar estrutura de dados”, complementa Valéria, mostrando a importância da temática para a área de programação.

Nessa quinta, foi o dia de receber os exemplares das mãos do diretor da Editora do IFPB, Carlos Danilo Régis, e da pró-reitora Francilda Araújo Inácio. A coordenadora de bolsas de pesquisa, Márcia Alves, foi a primeira a ter um livro autografado pelas autoras e também destacou a significância do tema, já que também é docente da área de Informática.

A pró-reitora Francilda frisou a importância de ter mais um livro lançado no IFPB: “É uma alegria imensa. Mais uma etapa vencida. Um desafio que é sempre dar visibilidade a nossa produção científica”. O diretor da Editora informa que mais cinco livros devem ser lançados ainda esse ano. O professor Danilo pretende tornar a submissão de proposta de novas obras mais fácil com a adoção de um sistema online que está sendo elaborado com a equipe. A publicação entregue hoje deverá passar para as bibliotecas dos campi, através do trabalho do coordenador de distribuição, Walber Barbosa.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB