Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > Comitiva de professores do IFPB retorna da Finlândia

Noticia

Comitiva de professores do IFPB retorna da Finlândia

Docentes participaram de treinamento do Programa Professores para o Futuro
por Patrícia Nogueira publicado: 20/07/2016 11h51 última modificação: 20/07/2016 11h51

Três professores do IFPB, oriundos dos campi de João Pessoa e Cabedelo, participantes do programa Professores para o Futuro VET III, retornaram ao Brasil na primeira semana de julho dando início a segunda etapa de seus projetos, aplicando os conhecimentos adquiridos nas universidades Finlandesas TAMK e HAMK nos campi do IFPB. 

Francisco Petrônio (Campus JP), Jamylle Ouverney-King (Campus Cabedelo) e Alexandre D’Andrea (Campus JP) passaram dois meses realizando treinamento sobre Educação Profissional – Aprendizagem com Base em Projetos, Problemas, Competência e Mundo do Trabalho, nas Universidades de Ciências Aplicadas, TAMK e HAMK. 

A próxima etapa do projeto será desenvolvida no IFPB através de reformulação de disciplinas, inserção de avaliação baseada em competência, flexibilização do currículo e promoção da autonomia no estudante, e o desenvolvimento do trabalho orientado pelas universidades finlandesas. 

“Nesta fase, em solo brasileiro, os professores estão promovendo a colaboração entre TAMK e HAMK e seus projetos nos campi do IFPB. Tais projetos, envolvem a realização de encontros, oficinas, fortalecimento de grupos de pesquisa e relações entre comunidade, empresas e escola”, afirmou a professora Jamylle Ouverney-King, do Campus Cabedelo.

Reuniões com as direções dos campi de Cabedelo e João Pessoa já foram realizadas. No último dia 12, Jamylle apresentou ao campus Cabedelo sua experiência e agendou oficinas para os próximos 04 meses. Já no dia 13 os três professores se reuniram com a direção do Campus João Pessoa e irão apresentar suas experiências durante a semana pedagógica, interagindo com os demais membros da comunidade. 

Com o retorno deste grupo, o IFPB soma um total de 04 professores participantes do treinamento na Finlândia. O professor Francisco Fechine participou da edição anterior (VET II). 

“Até o mês de Dezembro de 2016, os participantes do programa VET II e III, colaborativamente, estarão em contato permanente entre si e com seus orientadores finlandeses na execução de seus trabalhos de desenvolvimento”, concluiu a professora Jamylle. 

 

*Patrícia Nogueira – jornalista do IFPB com informações de Jamylle Ouverney-King

Fotos: Anni Kilpelä, fotógrafa da TAMK & HAMK