Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 05 > PRPIPG divulga resultado final de Edital de Programa de Inovação

Noticia

PRPIPG divulga resultado final de Edital de Programa de Inovação

O número de projetos aprovados foi muito expressivo
por publicado: 16/05/2016 00h00 última modificação: 28/05/2016 17h09

A Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) publicou o resultado final da seleção para o Programa Institucional de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Acesse aqui a listagem com os selecionados.

O programa é pioneiro no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e a seleção levou em conta o projeto apresentado e a produtividade do proponente. O número de projetos submetidos e aprovados foi bem acima do quantitativo destinado para apoio financeiro, mostrando o interesse da maioria dos campi e da Reitoria.

O Edital destina R$ 252 mil a 24 projetos que contemplam todas as áreas temáticas trabalhadas na instituição. A verba liberada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) é especificamente para a finalidade de promover a pesquisa aplicada.

A PRPIPG desenvolve o programa em parceria com as Pró-Reitorias de Ensino e de Extensão e os critérios foram alvos de debates na Câmara de Inovação e nos Fóruns específicos. São três linhas: Inovação Tecnológica; Inovação para o Processo Educacional e Inovação Social.

A participação de bolsistas discentes do Ensino Médio/Técnico, Superior e da Pós-Graduação está prevista no programa. Há recursos para o pagamento desses bolsistas e para a Taxa de Bancada, que custeia tudo que for necessário para o desenvolvimento da proposta. 

Cada projeto aprovado deve apresentar como resultado o desenvolvimento de um produto ou processo passível de ser registrado como patente de inovação. As propostas devem ser executadas de maio a dezembro e o edital foi aberto a participação de voluntários.

Para o primeiro semestre de 2017, a PRPIPG deve organizar uma Mostra para apresentar à sociedade os resultados obtidos com esse Programa. Uma das expectativas do Edital é ampliar a relação dos pesquisadores do IFPB com o setor produtivo do Estado e parceiros interinstitucionais de pesquisa aplicada.

 

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

registrado em: