Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 05 > Ferramenta informatizada divulga execução orçamentária do IFPB

Ferramenta informatizada divulga execução orçamentária do IFPB

Novo sistema inova a divulgação de dados e fortalece transparência da gestão.
por publicado: 05/05/2016 22h08 última modificação: 27/05/2016 21h49

A Reitoria do IFPB, através da Diretoria de Tecnologia da Informação, disponibilizou um sistema informatizado com dados da execução orçamentária de todo o Instituto.

Para o Reitor, Nicácio Lopes, a ferramenta faz parte da política de transparência estabelecida pela Reitoria desde o ano de 2014. "Já disponibilizamos para a comunidade um sistema inédito de transparência com despesas de diárias e passagens, que vem sendo atualizado mensalmente. Agora, disponibilizamos a execução orçamentária do IFPB, também de forma inédita, através de um sistema informatizado. Com isso, qualquer cidadão vai ter acesso a cada centavo que entra e que sai do IFPB", disse o Reitor.

O diretor de Tecnologia da Informação, Pablo Andrey, informou que o sistema de execução orçamentária foi possível graças a uma integração do SUAP com o Tesouro Gerencial. Com isso, o SUAP realiza a importação dos dados de três a quatro vezes por semana, de forma automática, e os disponibiliza através da internet. O diretor ainda parabenizou toda a equipe envolvida na construção da ferramenta, em especial Rodrigo Araújo, que executou a ação, e o coordenador de Sistemas da DTI, Fábio Albuquerque, que vem trabalhando de forma muito intensa na melhoria dos processos informatizados do instituto. Também houve uma grande colaboração do Pró-Reitor de Administração, Marcos Vicente, e da comissão de planejamento, que trata junto à DTI sobre as melhorias do sistema.

Além da transparência, o sistema também servirá para auxiliar o planejamento institucional, uma vez que será possível analisar se o que foi planejado está sendo executado, com informações atualizadas quase que em tempo real. "Existe uma comissão de planejamento que está trabalhando junto à DTI no sentido de realizar essas implementações no SUAP.", falou o diretor de TI.

O sistema de execução orçamentária poderá ser acessado através do link https://suap.ifpb.edu.br/relatorio_orcamento/public/, ou pela página inicial do SUAP, no menu direito (na tela de login do sistema), chamado de Execução Orçamentária. O internauta poderá acessar a execução orçamentária da Reitoria e de todos os campi do IFPB, além de visualizar a provisão recebida, o crédito disponível e o detalhamento das despesas para todas as ações do governo.