Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 05 > Artigo sobre Comitê de Ética em Pesquisa é publicado na Revista Bioética

Artigo sobre Comitê de Ética em Pesquisa é publicado na Revista Bioética

Publicação do Conselho Federal de Medicina
por publicado: 18/05/2016 00h00 última modificação: 28/05/2016 17h06

Um artigo sobre o Comitê de Ética em Pesquisa do IFPB foi publicado no volume 24, número 1 (2016) da Revista Bioética. O periódico é uma publicação científica do Conselho Federal de Medicina (CFM) e reúne publicações de temas inerentes à bioética e ética médica.

O trabalho intitulado Caracterização de protocolos de pesquisa: um estudo na Paraíba, Brasil é de autoria dos servidores do IFPB Genésio José da Silva, técnico-administrativo da Reitoria, e Maria Luíza da Costa Santos, professora do Campus João Pessoa. O artigo apresenta a caraterização da totalidade dos protocolos de pesquisa apreciados pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFPB, desde sua fundação, em 2008, até 2014.

Nesse período, 228 protocolos foram apreciados pelo Comitê, tendo sido aprovados mais de 80%. A maior parte dos trabalhos submetidos à apreciação era das áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais Aplicadas, sendo seguido por Ciências da Saúde. Conforme ressalta o artigo, o Brasil possui atualmente 727 comitês de ética em pesquisa.

O trabalho foi decorrente de monografia desenvolvida na III Turma do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Pública do IFPB. A Especialização é destinada a qualificar servidores do IFPB e de outras instituições públicas, sendo promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto em parceria com o Campus João Pessoa.

De acordo com Genésio José da Silva, “o artigo é importante para o IFPB por registrar e dar visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto, bem como por estar relacionado com uma das atividades fim da instituição – a pesquisa”.

O artigo é acessível online:

* Diretoria Geral de Comunicação e Marketing