Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2020 > 02 > IFOLIA 2020

Noticia

IFOLIA 2020

Campus Monteiro realiza a 5ª Edição do IFOLIA valorizando a cultura e a história de blocos tradicionais da folia de Momo: Galo da Madrugada, Muriçocas do Miramar e O Homem da Meia Noite
por publicado: 17/02/2020 11h45 última modificação: 27/02/2020 16h37

Em 2020 o IFOLIA acontecerá no dia 19/02, às 10h, no pátio do IFPB campus Monteiro. A proposta reúne a valorização do conhecimento cultural, musical, artístico, como também o estímulo para a criatividade, trabalho em equipe e competição. Nesta edição do IFOLIA três Blocos carnavalescos serão homenageados, são eles: Galo da Madrugada de Recife, PE; Muriçocas do Miramar de João Pessoa, PB e O homem da meia noite de Olinda, PE.

A valorização histórico/cultural do carnaval será a marca do IFOLIA 2020 e para tanto as equipes foram divididas por curso (Instrumento Musical- IM, Edificações - TED e  Manutenção e Suporte em Informática - MSI). Cada turma terá uma tarefa a ser cumprida, como confecção de um estandarte, pesquisa sobre a figura do Rei e Rainha do carnaval com fantasia de materiais reutilizáveis Música e compor uma música em homenagem ao Bloco homenageado em ritmo de frevo. Por meio de sorteio os Blocos Homenageados foram distribuídos pelas equipes da seguinte forma:

IM - Galo da madrugada / TED - O homem da meia noite / MSI - Muriçocas do Miramar

Confira o regulamento completo aqui.

IFOLIA 2020-STO 3.png

Muriçocas do Miramar é um bloco carnavalesco da cidade de João Pessoa, na Paraíba. É tido como o maior bloco de arrasto pré-carnavalesco do Mundo de acordo com observadores do Guiness Book e portanto um dos 4 pólos do carnaval mundial junto com o Galo da Madrugada, carnaval de Salvador e Olinda. Ocorre anualmente na quarta-feira que antecede a semana da festa de momo, chamada pelos foliões de quarta-feira de fogo, uma referência à quarta-feira de cinzasFoi fundado em 1986 por moradores do bairro do Miramar em que havia apenas trinta pessoas sendo conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado tocando frevo

A história da criação do bloco surgiu através de uma festa de aniversário de Thiago Bandeira no ano de 1986 no bairro de Miramar em João Pessoa. Na época a capital paraibana ficava fazia no período de carnaval, os foliões buscavam cidades como Olinda e Salvador. Com isso um grupo de 50 pessoas decidiram formar um bloco carnavalesco denominado Muriçocas do Miramar em homenagem as muriçocas do bairro.

O evento aconteceu pela primeira vez no ano de 1987, no bairro de Miramar em João Pessoa com um grupo de 50 pessoas ao som do hino das muriçocas, que tem como compositor Fuba, que criou a denominação Quarta Feira de Fogo em referência a Quarta Feira de Cinzas.

Com isso o evento carnavalesco Muriçocas do Miramar é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba. Hoje é o segundo bloco de arrasto do Brasil perdendo apenas para o Galo da Madrugada de Recife – PE.

IFOLIA 2020-STO 2.png


Galo da Madrugada é um bloco carnavalesco que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José, um dos bairros da região central da cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco. É oficialmente considerado pelo Guinness Book o maior bloco de carnaval do mundo desde 1995.A agremiação foi criada por Enéas Freire em 1978 e surgiu na rua Padre Floriano nº 43, no bairro de São José.Em 2015 o galo teve 2,5 milhões de pessoas. Nos anos 2016, 2017 e 2018, o Galo repetiu o recorde de 2015, com 2,5 milhões de foliões nas ruas.

Um ano após a fundação daquele que viria a ser o maior bloco de carnaval do mundo, a diretoria do Clube sentiu a necessidade de criar uma música própria cuja letra transmitisse ao folião a mensagem principal do Galo: convocar a todos, como num canto matinal, a participarem da folia que voltara às ruas do Recife.

Assim, no ano de 1979, procurado pela diretoria do clube e incumbido de realizar tal missão, o professor José Mário Chaves criou aquela que seria a música tema do maior manifestação carnavalesca do planeta. “O Hino do Galo começou com esse pedido: fazer uma música que retratasse, realmente, o que era o Galo da Madrugada e chamar o folião, mostrando que a festa começava muito cedo”, lembra o compositor.

O resultado, todos já conhecem: um clássico que ultrapassou as décadas e mantém-se vivo até hoje. O Hino do Galo já foi interpretado por diversos artistas pernambucanos, entre eles Alceu Valença, na voz do qual a música ficou mais conhecida.

IFOLIA 2020-STO 4.png

Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite é um bloco carnavalesco, uma troça e uma das mais antigas agremiações a circular nas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, conhecido pelo boneco gigante do Carnaval de Olinda. A sede do bloco atualmente localiza-se em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Bairro do Bonsucesso, no sitio histórico de Olinda. 

O bloco foi criado em 2 de fevereiro de 1931 pelo pintor de paredes Luciano Anacleto de Queiroz; Benedito Bernardino da Silva; o carpinteiro Sebastião da Silva; os encadernadores Cosme José dos Santos e Heliodoro Pereira da Silva, e o sapateiro Manoel Joaquim dos Santos (Neco Monstro). Seu hino, tanto a letra quanto a música, são de autoria do mestre Bernardino da Silva. Surgiu como uma dissidência da Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense. Para desbancar o Cariri, que até então abria o carnaval de Olinda, o Homem saiu na meia noite do sábado de Zé Pereira e o domingo de rei Momo. Desde então o bloco abre o carnaval de Olinda, e tendo reconciliado-se com o Cariri Olindense, entrega-lhe as chaves da cidade após o seu desfile horas depois. O Homem da Meia Noite é Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2006.


Brincando ou descansando, seja feliz sempre, bom carnaval!!

registrado em: