Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2018 > 09 > Campus Monteiro comemora nove anos de implantação

Campus Monteiro comemora nove anos de implantação

A Instituição vem, a cada dia, fortalecendo e contribuindo para o crescimento do cariri paraibano
por publicado: 23/09/2018 08h23 última modificação: 01/10/2018 08h50

Neste domingo, 23 de setembro, o IFPB Campus Monteiro comemora 09 anos de implantação.  A Instituição vem, a cada dia, fortalecendo e contribuindo para o crescimento do Cariri paraibano.

O Campus Monteiro possui uma grande estrutura administrativa e acadêmica, sendo: 33 servidores da área administrativa, 63 docentes e 36 colaboradores, além de 01 bloco administrativo, 01 biblioteca, 05 blocos com salas de aulas, vários laboratórios, miniauditório, restaurante estudantil e um ginásio poliesportivo, ou seja, uma grande estrutura para atender cerca de 1.100 estudantes matriculados em vários cursos ofertados pela instituição.Portal do Instituto Federal da Paraíba.

O IFPB Campus Monteiro possui três cursos Integrados ao Ensino Médio, um curso Subsequente ao Ensino Médio e dois cursos Superiores, além de uma pós-graduação.

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são: Edificações, que tem como características principais, desenvolver e executar projetos de edificações, além de planejar a execução e a elaboração dos orçamentos dentro de obra, dentre outras. Já o curso de Instrumento Musical desenvolve atividades de performance instrumental, em grupo ou solista, para concertos, recitais, shows, eventos, programas radiofônicos e televisivos, gravações dentre outros. Outro curso ofertado é o de Manutenção e Suporte em Informática, que tem como características principais,  executar montagem, instalação e configuração de equipamentos de informática, além, instalar e configurar sistemas operacionais, desktop e aplicativos. como também realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática.

O curso Subsequente ao Ensino Médio oferecido pelo Campus Monteiro é o de Instrumento Musical, que tem como características desenvolver atividades de performance instrumental, em grupo ou solista, para concertos, recitais, shows, eventos, programas radiofônicos e televisivos, gravações dentre outros.

Em nível superior, o Campus Monteiro possui dois cursos, sendo, o Tecnólogo em Construção de Edifícios, onde o profissional atua no gerenciamento, planejamento e execução de obras de edifícios; O outro curso superior  é o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, onde as principais características é analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação.

A instituição ainda oferta um curso em pós-graduação, trata-se da especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente, com características de capacitar profissionais de diversas áreas para atuar e interferir de maneira direta ou indireta nas relações entre a sociedade e atividades de impacto ambiental.

Olhando para o futuro e conectados com a missão social do IFPB entre 2019 e 2020 o campus Monteiro ofertará cursos nas áreas de Informática Integrado, Proeja em Edificações e uma Licenciatura em Ciências.

O IFPB Campus Monteiro possui várias Políticas de Assistência ao Estudante, ofertando auxílios, como moradia, transporte, alimentação, distribuição de óculos de grau, visitas técnicas, dentre outras, sendo assim, uma forma de garantir uma melhor permanência do aluno na instituição.

Os estudantes ainda contam com as atividades de Pesquisa e Extensão, uma forma de incentivar os estudantes em estudos mais aprofundados em diversas áreas.

Este ano estaremos realizando a IV TEAR, III SEMITI e III ENTEC, eventos que se consolidam com indutores de conhecimento científico e de relação com a comunidade externa.

Para ingressar na instituição de ensino, há duas maneiras. Para os cursos superiores, o candidato deve realizar a prova do Enem e escolher alguns dos cursos superiores, através do SISU. Já para os Cursos Integrados e subsequentes é realizado um Processo Seletivo  de Cursos Técnicos (PSCT), onde o candidato realiza uma inscrição, de forma gratuita, online, e é selecionado por média de notas do ensino fundamental.

O Campus Monteiro está com um processo seletivo em andamento, trata-se do PSCT 2019, onde está ofertando 140 vagas distribuídos da seguinte forma: 40 vagas para o Curso em Edificações, 40 vagas para Instrumento Musical, 40 para o Curso em Manutenção e Suporte em Informática e 20 para o Subsequente em Instrumento Musical. As inscrições são gratuitas, serão realizadas online e até o dia 19 de outubro. Mais informações e realização de inscrição é só clicar no endereço eletrônico: https://estudante.ifpb.edu.br/processoseletivo/processo/1/edicao/103/

Neste dia tão glorioso para toda comunidade, estudantes, servidores e pais, e toda comunidade do cariri, estamos lançando a campanha #ifpbcampusmonteiro.10anos

Parabéns - IFPB campus Monteiro