Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2016 > 11 > Orquestra de Violões da Paraíba finaliza o “Novembro Musical”

Orquestra de Violões da Paraíba finaliza o “Novembro Musical”

Projeto do Campus Monteiro leva música à Praça João Pessoa
publicado: 23/11/2016 22h52 última modificação: 30/11/2016 16h52

A Orquestra de Violões da Paraíba se apresentou na terça, 22 de novembro, no dia do Músico, na Praça João Pessoa, na cidade de Monteiro, com participação de Claudinho de Monteiro.

A apresentação estava dentro do projeto “Novembro Musical” promovido pelo Instituto Federal da Paraíba – Campus Monteiro. Dentro da programação, se apresentaram a Orquestra Experimental e Multif Band do Campus Monteiro do IFPB.

O “Novembro Musical” foi uma iniciativa dos alunos do Curso Integrado de Instrumento Musical, com o apoio dos professores de música. O projeto envolveu os alunos através de oficinas de várias estilos e gêneros musicais, com repertório tradicional e universal, bem com promoveu intercâmbio com diversos grupos musicais de outras regiões.

Orquestra

Orquestra de Violões da Paraíba: É um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tem como objetivo contribuir para a formação inicial dos estudantes de música, ao servir de laboratório para a prática de orquestra, para alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em música. Também serve como laboratório de prática de ensino, para os alunos do curso de licenciatura a partir da atuação na orquestra e nas oficinas de ensino coletivo de violão. O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Educação Musical e Grupo de Pesquisa PENSAMus, sob a coordenação da professora Carla Santos do Departamento de Educação Musical da UFPB.

As atividades extensionistas da Orquestra são realizadas semanalmente no Centro de Comunicação, Turismo e Artes - CCTA, e são divididas em duas frentes de atuação: prática de orquestra e oficinas de música. A Orquestra é formada por estudantes de licenciatura e bacharelado em música da Universidade Federal da Paraíba, por estudantes de outras instituições e por pessoas da sociedade.

Paralelamente às atividades artísticas da Orquestra acontecem as oficinas de violão coletivo oferecidas gratuitamente à sociedade. As aulas das oficinas são ministradas por integrantes da Orquestra que cursam licenciatura em música, sob a coordenação da professora responsável pelo projeto. Contando com três bolsistas e cinco colaboradores, foi possível oferecer seis turmas de violão coletivo, sendo uma turma infantil, e atender a um total de 36 pessoas.

Contatos: Carla Santos (musiviver@hotmail.com (link sends e-mail)); telefone: (83) 98820-0875.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria - Link: https://goo.gl/3FdA0O

Veja mais fotos:  https://goo.gl/yCDUi7

Orquestra1Orquestra2