Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2016 > 11 > Campus Monteiro traz Orquestra de Violões da UFPB

Campus Monteiro traz Orquestra de Violões da UFPB

Projeto "Novembro Musical"

Orquestra de Violões da Paraíba se apresenta na Cidade de Monteiro no projeto “Novembro Musical”
publicado: 20/11/2016 14h58 última modificação: 23/11/2016 22h54

A Orquestra de Violões da Paraíba se apresenta no dia 22/11/16 (terça-feira), no dia do Músico, na cidade de Monteiro, na Praça João Pessoa, a partir das 20h.

A apresentação está dentro do projeto “Novembro Musical” promovido pelo Instituto Federal da Paraíba – Campus Monteiro.

Dentro da programação da Terça-feira, dia 22/11/16, se apresentam também a Orquestra Experimental e Multif Band do IFPB Campus Monteiro.

O “Novembro Musical” é uma iniciativa dos alunos do Curso Integrado de Instrumento Musical, com o apoio dos professores de música. O projeto busca envolver os alunos com vários estilos e gêneros musicais, com repertório tradicional e universal, bem com promover o intercâmbio com diversos grupos musicais tanto do Cariri paraibano quanto de outras regiões.

Comissão organizadora:  Alunas: Eduarda Tomaz Costa e Maria Eduarda Marinho Nunes de Sousa;

Professores: Marlon Barros e Cyran Costa.

Orquestra de Violões2

É um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tem como objetivo contribuir para a formação inicial dos estudantes de música, ao servir de laboratório para a prática de orquestra, para alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em música. Também serve como laboratório de prática de ensino, para os alunos do curso de licenciatura a partir da atuação na orquestra e nas oficinas de ensino coletivo de violão. O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Educação Musical e Grupo de Pesquisa PENSAMus, sob a coordenação da professora Carla Santos do Departamento de Educação Musical da UFPB.

As atividades extensionistas da Orquestra são realizadas semanalmente no Centro de Comunicação, Turismo e Artes - CCTA, e são divididas em duas frentes de atuação: prática de orquestra e oficinas de música. A Orquestra é formada por estudantes de licenciatura e bacharelado em música da Universidade Federal da Paraíba, por estudantes de outras instituições e por pessoas da sociedade.

Paralelamente às atividades artísticas da Orquestra acontecem as oficinas de violão coletivo oferecidas gratuitamente à sociedade. As aulas das oficinas são ministradas por integrantes da Orquestra que cursam licenciatura em música, sob a coordenação da professora responsável pelo projeto. Contando com três bolsistas e cinco colaboradores, foi possível oferecer seis turmas de violão coletivo, sendo uma turma infantil, e atender a um total de 36 pessoas.

Contatos: Carla Santos (musiviver@hotmail.com (link sends e-mail)); telefone: (83) 98820-0875.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria -

BREVE HISTÓRICO

A Orquestra de Violões da Paraíba, considerada ícone na cultura paraibana, por sua relevante contribuição musical e formativa, foi criada em maio 1992 pelo Maestro Gladson Carvalho, com o qual realizou concertos por diversas regiões do nordeste, incluindo inúmeras cidades do interior da Paraíba, deixando seu trabalho registrado em dois CD`s, entre os quais um deles foi relançado pelas Paulinas e tem sido vendido por todo Brasil e Europa, divulgando assim o nome e o potencial artístico-cultural do Estado da Paraíba.

Após passar por fases de desativação e reestreia, uma nova fase da Orquestra de Violões da Paraíba foi iniciada no ano de 2015, período em que passou a fazer parte das atividades de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Fonte: https://goo.gl/LPI9d7

Orquestra de Violões3