Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2016 > 08 > Alunos do Campus Monteiro realizaram visita técnica ao Museu de Minerais e Rocha

Laboratório de Solos e Instrumentação da UFPE

Visita técnica ao Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco
publicado: 15/08/2016 06h02 última modificação: 16/08/2016 15h27

Na sexta-feira passada (12), trinta e sete alunos do terceiro e quinto período do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios do IFPB campus Monteiro realizaram visita técnica ao Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco, acompanhados pela Professora Hosana Emília Abrantes Sarmento Leite.

No período matutino o objeto da visita foi o Museu de Minerais e Rocha, que conta com um rico acervo, reunido desde o final da década de 60, contribuindo com a divulgação do conhecimento científico na área, subsidiando a formação de geólogos, engenheiros civis, tecnólogos e técnicos da construção, além de historiadores naturais.

Os alunos foram acompanhados pelos monitores do museu, os quais mediaram toda a visita. Ao fim da visita receberam material didático em forma de passatempo, elaborados pela equipe do Museu, dirigido pela Professora Sandra de Brito Barreto.

No período vespertino a visita foi no Laboratório de Solos e Instrumentação, chefiado pelo Professor Washington Amorim. O laboratório em epígrafe é referência no Nordeste, atuando não só na área acadêmica, como também, com serviços prestados, realizando ensaios de solos em amostras provenientes de diversas obras, das quais se destacam a Refinaria Abreu e Lima, o Projeto de Transposição do Rio São Francisco e a Transnordestina.

O laboratório foi apresentado pelo Técnico Gutemberg, o qual, inicialmente dissertou sobre a infraestrutura do laboratório, a importância da caracterização e classificação dos solos, tópicos sobre amostragem e recebimento de amostras, câmara de armazenamento de amostras, principais equipamentos e instrumentos, finalizando com a realização do Ensaio de Compactação (Proctor Normal), ensaio extremamente importante na área de terraplanagem.

A abordagem foi sobre a necessidade de se estimular a investigação geológica-geotécnica, item fundamental para elaboração de projetos seguros e econômicos, que refletem diretamente nos fatores de segurança intrínsecos das obras de engenharia.

Veja mais fotos aqui.

Mais informações sobre Geologia aqui.

Informações no texto: Professora Hosana Emília Abrantes Sarmento Leite.