Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2016 > 07 > Campus Monteiro é contemplado com recursos do CNPq

Campus Monteiro é contemplado com recursos do CNPq

Aprovado Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica do Cariri Paraibano.

Projeto em parceria com a CDSA/UFCG Sumé aprova Núcleo de Agroecologia.
publicado: 24/07/2016 19h30 última modificação: 28/07/2016 14h56

O campus Monteiro do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em parceria com a CDSA/UFCG campus Sumé aprovam através da Chamada MCTI/MAPA/CNPq nº 02/2016, o Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica do Cariri Ocidental Paraibano (NEACOP). O projeto é uma das estratégias para integração da pesquisa, extensão e ensino no Instituto Federal da Paraíba.

O objetivo da iniciativa é agregar Instituições Federais (IFPB e UFCG), ONGs (Projeto Dom Helder, SERTA, etc.), Associações Agrícolas, Comunidades Quilombolas e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, dentre outras, para articular, discutir, apoiar, interagir e disseminar políticas de convívio no semiárido e ações fundamentadas para a conservação dos solos, fortalecendo e incentivando a transição agroecológica no Território do Cariri Ocidental da Paraíba.

O NEACOP será constituído pelo Instituto Federal em parceira com a Universidade Federal de Campina Grande (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA, campus de Sumé), e terá sede no campus Monteiro, Cariri Ocidental Paraibano. O Núcleo de Agroecologia é uma proposta para estimular o desenvolvimento de tecnologias alternativas para a convivência com as especificidades do Semiárido Caririzeiro, com ênfase na educação e conservação dos recursos edáficos.

As políticas específicas são: Implantar sistemas simplificados de produção agropecuária; Estimular estudantes e profissionais recém-graduados e pós-graduados a atuarem na Extensão Rural; Desenvolver tecnologias alternativas para a agricultura familiar e o homem do campo; Capacitar Comunidades Quilombolas na gestão dos recursos edáficos e hídricos, a partir de metodologias participativas, com oficinas e minicursos; Produzir material didático sobre a conservação dos solos e tecnologias inovadoras, alternativas e sustentáveis, contextualizados com a realidade local/territorial; Convergir esforços em busca de financiamentos para implantação dos sistemas agroecológicos na região do Cariri, estimulando a implantação das Feiras Agroecológicas.

O público beneficiário será composto pelos agricultores familiares e os envolvidos na produção orgânica ou de base agroecológica, e as comunidades quilombolas, que se encontram no Território do Cariri Ocidental da Paraíba e por estudantes dos cursos Superiores de Tecnologia em Agroecologia da UFCG/CDSA, Sumé-PB, e a Especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente do IFPB Campus Monteiro.

De um modo geral possibilitar a articulação entre diferentes atores do semiárido, na abertura do espaço do Instituto Federal da Paraíba, Campus Monteiro, para colocar a agricultura familiar da região na sua agenda, como fatores determinantes na adequação e consequente sucesso do Núcleo.

Contribuíram para a construção do Projeto os seguintes profissionais:

Adriana de Fátima Meira Vital

UFCG/CDSA - Sumé