Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Qualis da Revista Principia agora é A3

Noticia

Qualis da Revista Principia agora é A3

A nova classificação do periódico do IFPB consta em divulgação preliminar da CAPES e deve ser confirmada até setembro
por publicado: 22/07/2019 14h43 última modificação: 24/07/2019 17h36

 Revista Principia, periódico de divulgação científica e tecnológica do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), foi indicada com o Qualis A3 na Avaliação preliminar dos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nivel Superior (Capes).

O fato acaba de ser comunicado pela Capes por meio de ofício circular (Nº 6/2019-CGAP/DAV/CAPES) aos pró-reitores e coordenadores de programas de pós-graduação das instituições detentoras de veículos de produção científica. De acordo com o documento, a Revista Principia figura entre os periódicos em destaques dentre os institutos e as universidades brasileiras.

Outros veículos de divulgação científica produzidos no IFPB foram avaliados pela Capes, são eles: 2526-2289 Revista Gestão e Organizações (REGOR) B3; 2594-4355 Revista Brasileira de Saúde e Segurança no Trabalho C; 2595-0045 Revista de Agroecologia no Semiárido C.

Professores Danilo Regis e Silvana CostaEmbora os resultados divulgados pela CAPES sejam preliminares, como parte do processo de construção do Qualis Referência, os institutos e as universidades esperam que o resultado antecipado na semana passada possa ser confirmado e oficializado até setembro quando sai a classificação final e a CAPES disponibilizará o resultado na Plataforma Sucupira.

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para classificar a qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade – A1, o mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; C – com peso zero.

A conquista editorial do IFPB foi comemorada neste final de semana pela comunidade acadêmica por meio das redes sociais. A pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Gradução Silvana Costa distribuiu cópia do ofício e da relação dos veículos contemplados no novo processo de avaliação da pós-graduação no Brasil. “Esta conquista é histórica, digna de ser comemorada e divulgada em todos os canais possíveis”, afirmou a professora Silvana ao lembrar que a Revista Princípia foi criada em 1996 e informar que muitos colaboradores internos e externos deram sua parcela de contribuição para que o periódico ocupasse o lugar de destaque em que se encontra atualmente.

Quadro_01.jpegA Revista Princípia é um periódico da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), publicada pela Editora IFPB em versão digital. Um Conselho Editoral com 22 integrantes atua estrategicamente para atender os interessados em publicar artigos na Revista. “Temos um grupo de trabalho mobilizado na produção da Principia que vai do editor executivo, passando pelos editores de área, avaliadores, designers, revisores, secretária dentre outros colaboradores”, informou o editor chefe da Principia e diretor executivo da Editora IFPB, professor Danilo Regis.

Quadro_02.jpegA ex-pró-reitora da PRPIPG, professora Francilda Araújo, recebeu a notícia da ascensão do Qualis da Revista Principia com muita alegria, ao mesmo tempo em que felicita toda a comunidade do IFPB pela conquista.

Para a professora Francilda essa vitória não foi por acaso e sim fruto do competente e comprometido esforço de vários agentes, incluindo autores, avaliadores, conselheiros editoriais, revisores, diagramadores, editor-chefe e gestores de pesquisa que dedicaram parte do seu tempo precioso para o engrandecimento da Revista.  

“A qualificação da Principia foi sempre uma meta imprescindível para todos nós, por isto o sentimento é de muita satisfação e de gratidão por, de algum modo, poder ter tido o privilégio de participar deste processo ao lado de tantas outras pessoas que, de forma obstinada, construíram esse excelente resultado, que é de toda a Instituição”, comemorou Francilda em tom festivo e sorridente: “Avante Principia!!! Avante IFPB!!!”.

A ex-diretora de pesquisa da PRPIPG, professora Girlene Formiga, também comemora as novas conquistas editoriais do IFPB, ao frisar dois momentos distintos da divulgação científica e tecnológica no âmbito do Instituto Federal da Paraíba, ambos compreendidos como antes e depois do Portal de Periódicos.

“A ascensão da revista Principia, por exemplo, não nos surpreende, já que resulta de ações que culminam com outros aspectos do IFPB, como a ampliação da pesquisa, da inovação e dos programas de pós-graduação”, disse Girlene ressaltando que somadas a essas questões existe desde o ano de 2015 uma nova estrutura responsável por abrigar os periódicos, um sistema eletrônico que permite maior acesso e visibilidade às publicações científicas da instituição. “Por isso creio que a comunidade do IFPB se sente muita envaidecida pela qualidade e respeitabilidade científica conquistada pela Principia”, avalia a professora Girlene.

Relembrando as trilhas percorridas pela Revista Principia para alcançar o seu melhor qualis até agora, a ex-pró-reitora Nelma Mirian Chagas Araújo disse que esse sucesso deve-se ao reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito desde a criação da revista com a professora aposentada Marileuza Fernandes, durante a gestão do professor Almiro de Sá Ferreira, na época do Cefet-PB.

“A revista principia é um sonho que nunca deixamos de acreditar. Teve época que saíamos pelos corredores pedindo que alguém escrevesse um artigo. Hoje a procura tem sido muito grande com a gestão eletrônica. E com a qualificação A3 vai aumentar muito mais a procura por submissão de artigo. Ela já tinha uma boa qualificação, por área, mas agora recebe uma avaliação única como veículo, ou seja, agora com a nova metodologia de avaliação teremos uma qualificação do periódico, todo artigo publicado na principia, será classificado em A3”, destacou a professora Nelma.

Quem conhece a história da Revista Principia sabe que o periódico começou com a classificação C, foi aumentando até conquistarmos o atual estágio A. Na memória da Principia consta também a qualificação B em algumas áreas, mas esta foi a primeira vez que a Revista deu um salto para o topo da pirâmide.

Em reconhecimento ao trabalho de gestão da Revista Principia, o reitor Nicácio Lopes acompanhou com entusiasmo o crescimento da qualificação da Revista Princípia e para ele esse resultado decorre dos méritos dos trabalhos desenvolvidos por todos os colaboradores do Periódico. “Todos estão de parabéns por mais esse reconhecimento à pesquisa desenvolvida pelos quadros do Instituto Federal da Paraíba”, finalizou o Reitor Nicácio Lopes. 

Filipe Donner e Patrícia Nogueira, especial para o Portal do IFPB