Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Professor do campus Picuí é selecionado para expedição internacional oceanográfica

Noticia

Professor do campus Picuí é selecionado para expedição internacional oceanográfica

Miguel Evelim faz parte do Programa Internacional de Perfuração dos Oceanos
por Ana Carolina publicado: 06/07/2017 16h10 última modificação: 10/07/2017 13h43

O professor do curso técnico integrado em Geologia do Campus Picuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Miguel Evelim Penha Borges, foi selecionado para participar de uma expedição oceanográfica internacional. Ele será o docente de ensino médio representante do Brasil na School of Rock 2017 (SOR), expedição que reunirá professores de todo o mundo entre os dias 9 e 27 de julho, para vivenciar pesquisas científicas com dados obtidos por meio de perfurações no assoalho oceânico.

A bordo do navio de pesquisas oceanográficas JOIDES Resolution (EUA), o grupo fará um percurso saindo das Filipinas (Subic Bay) até a Austrália (Townsville). Durante o deslocamento, o docente do IFPB participará de cursos e workshops com cientistas especializados para compreender como o material da perfuração pode ser trabalhado em modernos laboratórios.

"A expectativa é a melhor possível. O conhecimento obtido será aplicado não só em projetos de pesquisa na área de geologia marinha e costeira que já venho desenvolvendo no campus Picuí, mas também ajudará a desenvolver técnicas de ensino para todos os níveis da educação que certamente facilitará o processo ensino-aprendizagem", comenta o professor.

miguel-220x300.jpgMiguel é graduado em Geologia, mestre em Geodinâmica e Geofísica, na área de concentração em Geologia Ambiental e Marinha, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente, Miguel faz o doutorado no mesmo Departamento na UFRN, na área de Geologia Marinha e Oceanografia Física. 

O professor Miguel Borges irá acompanhado da professora e pesquisadora Helenice Vital, doutora em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade de Kiel (Alemanha) e que é sua orientadora no Doutorado da UFRN. As pesquisas de Miguel são na área de estudos ambientais, morfologia do fundo marinho, sedimentação marinha e variações do nível do mar.

Todo o custo da viagem será arcado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), gerenciadora brasileira do Programa Internacional de Perfuração dos Oceanos (IODP), do qual a expedição faz parte. Confira mais sobre o programa: http://usoceandiscovery.org/school-of-rock/

 

DGCOM Reitoria e campus Picuí 

registrado em: