Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Portal disponibiliza dados exclusivos à sociedade

Noticia

Portal disponibiliza dados exclusivos à sociedade

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

O Portal da Transparência do IFPB, novo recurso do Portal Institucional, é exclusivo na Rede e oferece diversas informações à sociedade, como preconiza a Lei de Acesso à Informação.
por publicado: 22/06/2016 08h08 última modificação: 07/07/2016 10h18

Com o lançamento de seu novo Portal na Internet, o IFPB vai reorganizar o fornecimento de informações sobre a Instituição e entre os destaques preparados pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) está o Portal da Transparência do IFPB que vai agregar diversas informações sobre o Instituto, adequando-as à Lei de Acesso à Informação (12.527/2011), conhecida como Lei da Transparência.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação, Pablo Andrey, as novas funcionalidades vão mostrar todo o potencial da instituição e aproximar a gestão da comunidade. “Isso é possível graças ao avanço de sistemas informatizados como o SUAP, através do qual o Instituto obtém dados cada vez mais confiáveis sobre a sua gestão”, informa Pablo.

Para o diretor, através do Portal da Transparência será possível detalhar os gastos com diárias e passagens por servidor; disponibilizar o quantitativo de servidores por Campus e dados sobre pesquisas obtidos da Plataforma Lattes e, ainda, – o que é inédito na Rede Federal – mostrar a Execução Orçamentária do IFPB, indicando com clareza todos os recursos financeiros utilizados, com atualização diária. Além disso, serão publicados também os Boletins de Serviço atualizados.

Para o diretor da DTI, o avanço tecnológico favorece o fornecimento e confiabilidade das informações. “A partir do momento em que o SUAP for sendo implantado nos diversos Campi, novas informações estarão disponíveis para a comunidade. Por isso, é importante o apoio da comunidade acadêmica na disseminação e uso da ferramenta SUAP”, afirma Pablo.

Outras ferramentas de gestão estão sendo agregadas ao SUAP, contribuindo para a transparência da gestão, como é o caso do Sistema de Remoção Interna, que atualmente é acompanhado em tempo real. “A cada avanço da tecnologia corresponde mais transparência das informações”, ressalta o diretor.

Transparência faz parte dos valores do IFPB

Realizar iniciativas pautadas na transparência das informações faz parte dos valores cultuados pelo Instituto Federal da Paraíba, que orientam sua missão de ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística em todos os níveis. Para o Reitor Nicácio Lopes, o lançamento do novo Portal da Transparência do IFPB é uma ação que faz parte de um processo, iniciado há alguns anos, quando ainda era diretor do Campus Campina Grande.

“Nossa primeira ação foi a publicação dos gastos de diárias e passagens dos servidores. Através do e-mail institucional, nossos colaboradores recebiam, mensalmente, essas informações. Então, todos da comunidade interna sabiam o local para onde o servidor se dirigiu, o objetivo da viagem e o valor pago em diárias”, destaca Nicácio.

Ainda de acordo com o Reitor, esse trabalho culminou com a criação, pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), do novo sistema que vai exibir toda a execução orçamentária do Instituto. “É uma ferramenta fantástica, que vai agregar diversas ações referentes à transparência. Serão disponibilizadas informações sobre toda a movimentação financeira do IFPB, desde despesas menores (uma contratação de serviços de manutenção, por exemplo) até as despesas maiores (como as referentes às obras dos campi em implantação), de todas as nossas unidades”, explica Nicácio.

As ações voltadas à transparência estão em sintonia com as determinações de Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), que possibilita a qualquer cidadão o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades da Administração. “Este é um grande marco da nossa gestão, na busca por um IFPB mais transparente. Somos o único Instituto, dentro da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a possuir esse tipo de sistema, ou seja, estamos indo além do que a Lei de Acesso à Informação determina para as instituições públicas”, acrescenta o dirigente.

Além das iniciativas on-line, o IFPB conta com outros canais presenciais, como o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e a Ouvidoria, que funcionam na sede da Reitoria. “Esses setores vêm recebendo a comunidade e repassando as informações que são solicitadas pessoalmente”, ressalta Nicácio Lopes, destacando ainda a necessidade de criar, no Instituto e em toda a sociedade, uma cultura da transparência.

“Nosso país tem, em sua essência, uma cultura firmada na ocultação de informações e a Lei de Acesso à Informação foi um grande marco para mudarmos essa realidade. Precisamos ressaltar iniciativas como esta e divulga-las para toda a sociedade, estimulando a transparência, que é uma das bases da Administração Pública e um direito de todo cidadão”, finalizou o reitor Nicácio.