Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Cabedelo conquista nota máxima

Noticia

Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Cabedelo conquista nota máxima

O curso é o único com conceito 5 em toda a região Nordeste e o primeiro entre os Institutos Federais
por Ana Carolina Abiahy publicado: 05/11/2018 19h18 última modificação: 07/11/2018 14h23

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) coleciona mais uma vitória com a conceituação máxima obtida pelo curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Cabedelo. A graduação presencial passou por avaliação de regulação realizada por docentes indicados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) entre os dias 15 e 18 de outubro.

O relatório final chegou às mãos do procurador institucional do IFPB, Feliciano Xavier Filho, nessa semana. O diretor de Ensino Superior do IFPB, Geísio Vieira, destacou a importância de a avaliação ter sido bem sucedida principalmente porque foi a primeira realizada dentro de um novo instrumento adotado pelo Ministério da Educação e o Inep, bem mais rígido.

Geísio explicou que o curso passou por uma avaliação obrigatória já que tinha atingido mais da metade de sua carga horária, tendo em vista que é um dos mais recentes da instituição, tendo iniciado em 2016. “Parabenizamos a todos os envolvidos nessa gestão, que faz um trabalho integrado entre a Reitoria e o Campus”, ressaltou o diretor, lembrando o papel desempenhado principalmente pela PróReitoria de Ensino e a Comissão Permanente de Avaliação, bem como as comissões locais no campus.

O diretor geral do Campus Cabedelo, Lício Romero Costa, passou a tarde espalhando a boa nova entre as salas de aula ao lado do coordenador do curso, Jefferson de Barros Batista. Lício Romero destacou que a vitória é ainda maior porque o único curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Nordeste a obter o conceito máximo foi o do IFPB. “Só temos outros nove cursos com esse conceito e nenhum aqui na região Nordeste. Também foi o único entre os Institutos Federais a obter essa conceituação máxima”, comemorou Lício.

O Coordenador do Curso Jefferson Batista ressaltou a integração entre Reitoria, PRE, Direção do Campus e Coordenação que possibilitou o envolvimento de todos no processo de avaliação, transformando tudo num grande aprendizado. “Foi significativo presenciar como todos venceram seus objetivos individuais com maestria e cooperaram para vencer os desafios coletivos”. Para Jefferson esse resultado sinaliza que estão trilhando o caminho certo. “Esperamos que o conceito 5 traga ainda mais visibilidade ao nosso curso e consequentemente ao nosso campus e nosso instituto. Finalmente o relatório final enviado pelos avaliadores externos aponta aonde devemos direcionar nossos esforços para aumentar ainda mais a qualidade do nosso curso”, concluiu.

Com o resultado, o Campus Cabedelo passa a ter os seus dois cursos superiores com nota máxima já que o de Design Gráfico também é nota 5. O diretor Lício frisou ainda o fato de a avaliação ter sido feita já com os novos parâmetros nacionais adotados.

“São normas bem mais rígidas em questões de estrutura e acessibilidade e alcançar isso com um curso que ainda está em implantação nos motiva a buscar sermos ainda melhores”, comentou o gestor. A primeira turma a se formar em Ciências Biológicas no IFPB Cabedelo deve ser no período 2019.2.

Arte: Pablo França  - programador visual do IFPB