Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > IFPB renova parceria com Instituto Chico Mendes

Noticia

IFPB renova parceria com Instituto Chico Mendes

Renovação do acordo de cooperação técnica com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade promove ações de sete projetos ambientais
por Gustavo Rodrigues publicado: 17/12/2018 17h42 última modificação: 20/12/2018 09h51

O IFPB e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinaram na última segunda-feira (17) a renovação do acordo de cooperação técnica que promove o desenvolvimento conjunto de programas, pesquisas e projetos nas áreas de educação, ciência, tecnologia, meio ambiente e gestão da biodiversidade.  

Os planos de trabalhos dos sete projetos que estão em andamento foram construídos mediante articulação entre as áreas técnicas do ICMBio e docentes do IFPB. Os projetos também contemplam a participação de alunos, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas de ensino, pesquisa e extensão. 

Para o Reitor Nicácio Lopes, esse é um acordo que tem uma grande relevância para o IFPB, na medida em que nossos educadores são agentes da prospecção de novos conhecimentos, que estimulam e motivam os nossos estudantes a pesquisarem e inovarem nessa área. “Para nós, é uma grande alegria a renovação desse acordo, porque nós o vemos como um instrumento que torna exequível uma política pública focada no bem-estar do ser humano”, ressaltou o Reitor.    

De acordo com a Coordenadora Regional do Instituto Chico Mendes, Carla Marcon, "a renovação desta parceria representa uma ação que vem convergir para o propósito do ICMBio, que é gerar conhecimentos para que possamos melhor entender a realidade dos nossos territórios e de todos os recursos ambientais, seja da flora ou fauna e mesmo das pessoas do meio-ambiente dessas áreas. Então, para nós, é importante estar perto de um centro gerador desses conhecimentos, como o IFPB”, afirmou a Coordenadora.

O acordo de cooperação técnica foi inicialmente estipulado em 2012, com duração de 05 anos e foi renovado por igual período. Atualmente, são 7 projetos que estão em andamento: 1. Subsídios para a reestruturação do Conselho Consultivo da Reserva Biológica Guaribas (REBIO Guaribas); 2.Consolidação dos limites da Reserva Biológica Guaribas; 3. Monitoramento da qualidade da água do estuário do rio Mamanguape; 4. Processo de Restauração das Áreas Degradadas (RAD) na Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo (FLONA Cabedelo); 5. Projeto Mangue Vivo; 6. Caracterização socioeconômica de área com potencial para criação de uma Unidade de Conservação, visando contribuir para a formação de um corredor ecológico no litoral norte da Paraíba; 7. QUALIPESCA – Qualificação profissional e monitoramento da atividade pesqueira na reserva extrativista Acaú-Goiana.

Além do Reitor Nicácio Lopes e da Coordenadora do ICMBio, Carla Marcon, estiveram presentes à solenidade de assinatura da renovação do termo de cooperação técnica, a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, professora Silvana Costa; a Professora Mirella Leôncio Motta e Costa, do Campus João Pessoa; o Professor Claudio Dybas da Natividade, do Campus Cabedelo-Centro; a Analista ambiental do ICMBio, Claudia Cunha; a servidora do ICMBio, Luisa Lima e o representante dos estudantes do IFPB, o egresso  Rômulo Henrique Teixeira do Egito.