Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Equipe do Campus JP é uma das 20 selecionadas em competição organizada pelo MIT e Harvard

Destaque

Equipe do Campus JP é uma das 20 selecionadas em competição organizada pelo MIT e Harvard

A proposta de três estudantes de Engenharia Elétrica concorreu com outras 400. O projeto será desenvolvido até 9 de fevereiro. Os dois finalistas serão apresentados em abril, nos Estados Unidos
por publicado: 13/01/2017 13h32 última modificação: 24/01/2017 15h30

A equipe Questão de Brio, composta pelos estudantes de Engenharia Elétrica Adjamilton Medeiros Júnior, Júlio Cézar Coelho e Rychard Guedes, foi uma das 20 selecionadas para a fase final da HackBrazil, competição que faz parte das atividades da Brazil Conference at Harvard & MIT. O evento, que acontece desde 2015, tem o objetivo de estimular a reflexão sobre o futuro do Brasil e seu papel no mundo, além de incentivar ações que busquem soluções para diversos problemas.

Neste ano, a competição recebeu mais de 400 inscrições com propostas de várias instituições brasileiras e de outros países. A HackBrazil é uma competição anual com a missão de unir brasileiros dos mais diversos ramos para solucionar problemas brasileiros de foram criativa.

A relação dos classificados foi divulgada no dia 9 de janeiro e mostra que os alunos do IFPB concorrem na segunda fase da competição com equipes de instituições brasileiras como USP, UFRGS, Unicamp, ITA, entre outras, e as universidades americanas Yale Universty, New York Universty, Brown Universty e MIT. Nesta etapa, os times contarão com a orientação de dois mentores, um da Universidade de Harvard e o outro do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, siga em inglês para Massachusetts Institute of Technology).

A missão da HackBrazil é fazer a diferença ao buscar propostas que solucionem desafios enfrentados pelo Brasil. Para isso, os participantes irão resolver esses problemas com o uso de tecnologia, criatividade e inovação. A proposta dos estudantes do Campus João Pessoa é desenvolver uma chupeta eletrônica de baixo custo que, por meio de microcontrolador e sensores, seja capaz de verificar a temperatura e umidade corporal da criança.

Os dados coletados pela chupeta seriam transferidos, via conexão sem fio, para dispositivos móveis, como smartphones ou tlabets, para informar e alertar se a criança está com alguma enfermidade. Com o monitoramento desses sinais, de forma constante e em tempo real, seria possível contribuir para o acompanhamento da saúde da criança e, numa escala maior, para a redução dos índices de mortalidade infantil.foto 2.jpg

Quando souberam que a equipe foi uma das 20 selecionadas os alunos do Campus João Pessoa comemoraram a conquista. "Estamos muito felizes, principalmente pela grandeza do evento, que é organizado por Harvard e MIT, duas das melhores universidades do mundo", comentou Rychard.

Os estudantes também ressaltaram a importância de participar da hackathon para testar conhecimentos e adquirir novos, ao competir com estudantes de universidades renomadas e ter orientações dos mentores do MIT e Harvard. "Além de ser uma oportunidade de representar nossa instituição em um evento internacional e oportunizar o compartilhamento dessa experiência com os demais estudante e professores do instituto", destacou Adjamilton.

Segundo os estudantes o IFPB teve um papel importante nessa conquista, por estimular o desenvolvimento de habilidades como criatividade, inovação, raciocínio lógico, pensamento pró-ativo e colaboração. E também por dar o suporte ao estudante, ao promover a participação em pesquisas e possuir um corpo docente muito qualificado.

"Esperamos aproveitar bem os conselhos e dicas para desenvolver um projeto de excelência, não só tecnologicamente, mas que seja viável economicamente e, principalmente, útil para a causa a que se destina, que é contribuir para a redução da mortalidade infantil",  Júlio Cézar.

As 20 propostas serão desenvolvidas até o dia 09 de fevereiro e, em seguida, avaliadas por um grupo de empreendedores. Os dois melhores serão os projetos finalistas, que serão apresentados pessoalmente pelas equipes durante a Brazil Conference, nos dias 7 e 8 de abril, na cidade de Cambridge, Estados Unidos.

 

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa

registrado em: