Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Diversidade étnico-racial é foco de campanha da PRAE

Noticia

Diversidade étnico-racial é foco de campanha da PRAE

Campi promoverão atividades no mês da consciência negra sobre direitos humanos
por Ana Carolina publicado: 06/11/2017 17h32 última modificação: 06/11/2017 17h32

A Coordenação de Ações Inclusivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) do IFPB vai desenvolver o tema da Diversidade Étnico-Racial ao longo de todo esse mês dentro da Campanha da Diversidade. A temática se alinha às comemorações do Dia da Consciência Negra que é em 20 de novembro.

A temática deve ser trabalhada através de diversas atividades nos campi. A Coordenadora de Ações Inclusivas, Larissa Cossetti, enviou como sugestão aos campi a exibição e debate sobre o filme “Selma: uma luta pela igualdade”. O filme enfoca a grande marcha guiada pelo pastor e ativista político Martin Luther King, na década de 60, a partir da cidade de Selma, no Alabama, no auge da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. A marcha uniu brancos e negros e líderes de diferentes crenças contra o regime de apartheid que vigorava principalmente no sul dos EUA.

Além do filme, um vídeo realizado em parceria da Coordenação de Ações Inclusivas com a TV IFPB, também deve ser exibido. O vídeo é uma mensagem contundente contra qualquer limitação imposta pela discriminação racial. Confira no link do youtube

“É muito importante a participação de todos os professores, técnicos e alunos na construção de uma sociedade e de uma escola inclusiva. Isso depende de todos e é um dever constitucional de todo cidadão”, alerta Larissa.

Eventos nos campi

A temática da diversidade étnico-racial vai ser trabalhada dentro I Simpósio de Direitos Humanos e Inclusão Social que começou nessa segunda-feira no Campus Cabedelo Centro do IFPB. A questão da violência racial faz parte da programação do evento que tem como tema “Diferença não é defeito” e está dentro da Semana de Inclusão que vai até 10 de novembro. Confira a programação que tem inscrição grátis. 

O Campus Patos do IFPB também tratou da questão étnico-racial no 1º Seminário Interinstitucional de Diversidade (Semid), com o tema "Memória, Cultura e Resistência: perspectivas afro-paraibanas". O evento foi promovido em parceira com a UEPB e UFCG, de 30 de outubro a 1º de novembro. A violência contra jovens negros e a valorização das religiões de matrizes africanas estavam na pauta das atividades.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB