Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > IFPB comemora 110 anos

Noticia

IFPB comemora 110 anos

Comunidade, estudantes e servidores comemoram 110 anos de história em solenidade nesta segunda-feira (23)
por Gustavo Rodrigues publicado: 21/09/2019 08h10 última modificação: 23/09/2019 10h29

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) realiza nesta segunda-feira (23), às 17:00 horas, no auditório da Reitoria, solenidade de comemoração pela passagem dos 110 anos da Instituição. O evento contará com as presenças de representantes da comunidade, diretores e servidores da Instituição e apresentará uma programação cultural.

Durante a solenidade, o IFPB homenageará personalidades que vêm contribuindo para o fortalecimento da Instituição e faz a entrega do troféu 110 anos a egressos e estudantes de destaque, parceiros institucionais e representantes da imprensa, além de servidores aposentados no último ano, como forma de agradecimento pela parceria em prol da Instituição.

A programação conta ainda com apresentações culturais de alunos e servidores. O Coral Luzia Simões abre o evento e logo em seguida se apresenta o Coral de Libras, ambos formados por alunos e servidores. Ao final, apresenta-se a banda IFMusic, formada por estudantes e servidores do Campus Guarabira.

Na ocasião, será apresentado um vídeo institucional produzido especialmente para a ocasião e estará aberta no Núcleo de Documentação do IFPB uma exposição sobre o acadêmico e ex-diretor da Instituição Itapuan Bôtto Targino, além da mostra fotográfica “Um novo Tempo” sobre  história do IFPB. A programação conta ainda com lançamento de livros de professores do IFPB e noite de autógrafos dos autores.  

Criado em 23 de setembro de 1909 pelo Presidente Nilo Peçanha, a Escola de Aprendizes Artífices só iniciou suas atividades em 1910, num espaço cedido pela Polícia Militar. Em 1929, a escola estava consolidada, ocupando o prédio onde hoje funciona a Reitoria do IFPB no bairro de Jaguaribe. Entre os cursos ofertados na época, o de maior sucesso era o de Alfaiataria. Nos anos seguintes os cursos artesanais deram lugar aos de qualificação industrial.

Depois de chamar-se Liceu Industrial da Paraíba, Escola Industrial Coriolano de Medeiros, Escola Técnica Federal da Paraíba e Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba, hoje o Instituto Federal da Paraíba conta com 28.000 alunos em 21 campi em todas as regiões da Paraíba e comemora 110 anos de história.