Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Arinter divulga chamada pública para professores de Espanhol

Noticia

Arinter divulga chamada pública para professores de Espanhol

Curso de aperfeiçoamento tem inscrição online até 20 de abril e é fruto de parceria do Conif e Embaixada da Espanha
por publicado: 03/04/2020 17h43 última modificação: 03/04/2020 17h43

A Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter) do IFPB está divulgando o edital publicado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Trata-se de uma seleção de professores de Letras/Espanhol da Rede Federal de EPCT interessados no aperfeiçoamento do idioma estrangeiro.

O Curso “Didática da Gramática do Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira” será ofertado por meio de plataforma de ensino a distância, disponibilizada pela Embaixada da Espanha, ainda no primeiro semestre deste ano. Cada instituição da Rede Federal terá direito a pelo menos 1 (uma) vaga, de um total de 50 previstas.

Dentre os requisitos de participação, o edital lista: ser professor de Letras – Espanhol; não estar afastado ou licenciado; disponibilidade para cumprir integralmente com as atividades do curso; anuência do dirigente máximo da instituição e possuir nível B2 de proficiência em espanhol segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages).

Os interessados devem fazer a inscrição até 20 de abril, mediante formulário online. O resultado final será divulgado até 30 de abril. Confira aqui o Edital e formulário.

A comissão avaliadora do processo seletivo será composta por representantes do Conif, da coordenação do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter) e por um docente de espanhol da Rede Federal, priorizando os seguintes critérios: experiência em docência de língua espanhola e participação em atividades de pesquisa ou de extensão na língua espanhola.

Conif e Espanha – O curso de aperfeiçoamento é o primeiro resultado do Acordo de Cooperação assinado entre o Conif e o Ministério da Educação e Formação Profissional do Reino da Espanha, por meio da Embaixada da Espanha, em 18 de fevereiro de 2020.

A iniciativa faz parte de uma série de ações que devem ser implementadas no sentido de difundir e promover a cultura espanhola na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Edição: DGCom com material do Portal Conif e Arinter