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2019: indicadores do ensino mostram qualidade consolidada

Novos cursos e conclusão de turmas pioneiras são conquistas marcantes
por Ana Carolina Abiahy publicado: 20/12/2019 14h18 última modificação: 27/12/2019 13h48

O ano de 2019 já começou no IFPB com a consolidação de uma excelente notícia no campo do Ensino. No dia 9 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial da União o parecer CNE/CES 816/2018 que homologou, por unanimidade, o Conceito 4 obtido pelo IFPB no Recredenciamento Institucional. A avaliação presencial tinha sido realizada em julho de 2018, abrangendo os eixos de Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física. O Diretor de Educação Superior, Geísio Vieira, ressaltou que os parâmetros de avaliação atualmente são bem mais exigentes, o que atesta a qualidade crescente do IFPB.

Analisando todas as avaliações realizadas durante a gestão do reitor Nicácio Lopes, o diretor de Ensino Superior ressaltou que dos 26 cursos avaliados, seis obtiveram conceito máximo e 20 alcançaram conceito 4. Entre eles, o de Engenharia de Computação do Campus Campina, que foi realizada em novembro. O curso é novo com turma a ser formada em 2020. “Um excelente resultado que nos coloca dentro do mapa do referencial de qualidade de avaliação de cursos superiores”, comentou Geísio.

diploma internacional revalidado o primeiro.jpgNo mês de janeiro, o IFPB entregou o primeiro diploma de curso técnico internacional revalidado pela instituição. O italiano Fábio Visintin teve o diploma referente ao Curso Técnico Subsequente em Edificações aprovado pela Comissão Avaliadora constituída com membros da Diretoria de Cadastro Acadêmico Certificação e Diplomação (DCAD). O curso tinha sido concluído na Itália em 2002 e mesmo já trabalhando na área, só esse ano teve a revalidação que possibilita o registro profissional no Brasil e realização de mais cursos aqui. Nesse ano, totalizando todas as modalidades de ensino, o DCAD emitiu 1463 diplomas. A Diretoria passou por mudanças com a saída de Simão Pedro para a Compec enquanto Lígia Cabral assumiu o setor.

Um marco institucional importante nesse ano foi a aprovação das Diretrizes Indutoras para a oferta de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada. A última plenária, para a discussão da minuta, com orientações do Conif, foi realizada em abril, com representação de todos os campi, da Reitoria e do Sintef-PB. Para o diretor de Educação Profissional, Degmar dos Anjos, o documento permite a uniformização das ações pertinentes ao Ensino Médio Integrado, como a temporalidade dos cursos e a criação de uma matriz referencial para o mesmo curso ofertado em diversos campi.

degmar dos anjos diretor ep.jpeg“As diretrizes para a educação profissional no âmbito do IFPB visam contribuir para o entrelaçamento dos principais temas que orientam os processos de ensino-aprendizagem para a educação profissional técnica, como legislação, perfil de formação, matriz curricular, metodologia, avaliação, formas de ingresso de discentes e gestão educacional”. Para o diretor Degmar, é um documento que vai orientar e aproximar os campi na estruturação dos cursos técnicos integrados. No mês seguinte, coordenadores de cursos técnicos já participaram de um encontro para debater essas diretrizes e compartilhar experiências exitosas. 

EaD alcança conceito máximo

Um indicador importante de qualidade para a Educação a Distância do IFPB foi alcançado este ano. Trata-se do Recredenciamento na modalidade EaD que teve nota máxima após a avaliação realizada em setembro que objetivava verificar se a instituição atendia a todos os parâmetros legais para a oferta. Os avaliadores indicados pelo MEC/Inep analisaram as mesmas cinco dimensões.

A Diretoria de EaD passou por mudanças na gestão quando Marcos Vicente dos Santos assumiu a direção no lugar de Francisco Rodrigues que continua no setor. Os cursos EaD do IFPB ganharam ainda mais atrativos com a produção de mais de 20 videoaulas por parte da Coordenação de Produção Audiovisual, hoje incorporada à Pró-Reitoria de Ensino. Muitos campi realizaram este ano as certificações de turmas do Mediotec com cursos técnicos EaD na modalidade concomitante, na parceria desenvolvida com o Estado da Paraíba.

O IFPB oferta três graduações e cinco Especializações via EaD, tendo tido um crescimento enorme na pós-graduação há um ano. Os cursos de Especialização mais recentes são: Ensino de Ciências e Matemática, Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos, Libras e Línguas Estrangeiras Modernas.

Turmas pioneiras se formam e novos cursos iniciam

O pioneirismo foi outro destaque deste ano. Em junho, as primeiras turmas do Campus Santa Rita receberam a sua certificação. Foram 57 estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Meio Ambiente e Informática que receberam seus certificados. A solenidade aconteceu na Reitoria presidida pelo reitor Nicácio Lopes, com o Diretor Geral Sabiniano Araújo. Em dezembro, a sede do Campus Santa Rita foi inaugurada com dois blocos acadêmicos e um administrativo em mais de 5 hectares. Outra turma pioneira se formou em dezembro, no Campus Itabaiana. Os novos técnicos de Eletromecânica e Automação Industrial receberam os certificados do ensino médio integrado das mãos do reitor Nicácio e do diretor geral Isaac Lacerda. certificacao Itabaiana.png

No mês de junho, a conquista comemorada foi a implantação do primeiro curso técnico subsequente do Campus Avançado Pedras de Fogo. São 40 novos alunos no curso de Informática. Até então, o campus ofertava cursos de Formação Inicial e Continuada, tendo tido turmas de Costura e Operador de Computador, entre outros. Totalizando o curso subsequente e os de extensão, cerca de 200 estudantes foram atendidos pelo recente campus, que tem como diretor o professor Frederico Campos.

Ainda falando em cursos técnicos novos, o Campus Avançado de Areia ganhou mais um curso técnico subsequente, de Administração. Novos cursos técnicos integrados ao Médio em Informática foram criados nos campi de Itaporanga, Catolé do Rocha e Princesa Isabel. O Campus Santa Luzia investiu em uma novidade também: o curso de Sistemas de Energia Renovável na modalidade subsequente. Em Picuí, abriu uma nova turma de Mineração e em Itabaiana uma de Eletromecânica.

A aula inaugural do curso de Engenharia Civil no Campus Patos foi um dos grandes motivos de comemoração no mês de julho. A graduação em Engenharia era um antigo pleito da comunidade que vê nele uma efetiva oportunidade de verticalização do ensino no IFPB, já que deve atender aos formados nos cursos técnicos de Edificações e Segurança do Trabalho.

Mary Roberta.jpgAlém de Patos, o curso de Bacharelado em Engenharia Civil oferta vagas em Cajazeiras e João Pessoa. A pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, destacou que todo o processo de implantação do novo curso foi acompanhado de perto. “Como Pró-Reitoria, nossa missão é acompanhar não só a implantação, mas a execução e todos os processos avaliativos dos cursos, discutindo a existência de interesse real da comunidade local, as potencialidades da região, a infraestrutura e mão de obra do curso", afirmou. 

Melhor estrutura, melhor ensino

Neste ano, o Sistema de Automação de Bibliotecas do IFPB (Koha) expandiu significativamente suas atividades e começou a funcionar plenamente no Campus Guarabira, em fevereiro. Mais outros dois campi se integraram ao sistema automatizado, totalizando 11 no IFPB. Com o Sistema, os usuários poderão realizar pesquisas bibliográficas online em todos os campi do IFPB.

O Departamento de Bibliotecas ligado à PRE comemora que as bibliotecas do IFPB catalogaram mais de 7.500 títulos, e inseriram mais de 22.000 exemplares entre livros impressos, livros acessíveis, artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso. O Koha gera relatórios e estatísticas e agiliza a devolução, renovação e reserva do acervo. Para iniciar o funcionamento, os servidores passaram por treinamento. Foram realizados mais 213 mil atendimentos em 2019. Para atender bem ao usuário, vários profissionais que trabalham diretamente nas unidades de informações do Instituto receberam treinamento no Módulo de Catalogação e Módulo de Circulação do Koha. A capacitação dos servidores faz parte da política de multiplicadores de conhecimento.

O Sistema do IFPB já atravessa mais fronteiras, pois o Instituto Federal do Amapá solicitou uma cooperação técnica. “O IFAP adotou a parametrização e tudo o que foi desenvolvido pela equipe do IFPB que parametrizou o KOHA”, informou Thiago Cabral, chefe do Departamento de Bibliotecas.

A Diretoria de Articulação Pedagógica (DAPE) avançou durante o ano em um tema muito importante: a elaboração das Diretrizes para atuação das equipes pedagógicas. O documento foi elaborado após evento reunindo cerca de 70 Técnicos em Assuntos Educacionais e Pedagogos dos campi e Reitoria. O marco regulatório para ação das equipes pedagógicas do IFPB foi para análise do Comitê de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE). Segundo a diretora Rivânia Sousa, mais de 50 Projetos Políticos Pedagógicos de cursos passaram pelo crivo da equipe em 2019. A DAPE participou em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da elaboração da cartilha de Saúde Mental socializada por meio de um evento reunindo os profissionais da área.

Estagio.jpegNa área de Estágio, a novidade foi a introdução do Programa de Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego. “No programa, os jovens são capacitados na instituição formadora e na empresa, combinando teoria e prática. Deste modo, os jovens têm oportunidades de inclusão social com a experiência do primeiro emprego, bem como desenvolvem competências para o mundo do trabalho, ao mesmo tempo em que os empresários contratantes têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país. O acatamento pelo empregador à cota aprendiz mínima é obrigatória (5% do total de empregados do estabelecimento, cujas funções demandem formação - técnico-profissional metódica)”, destacou Glauciene. 

Os coordenadores de Estágio dos campi receberam ainda treinamento para novas funcionalidades online, via Suap, facilitando o cotidiano, em evento organizado pela Coordenação de Estágio. Novas vagas para estagiários dos cursos de Administração, Arquitetura, Arquivologia, Comunicação Social, Design Gráfico, Direito, Educação Física, Gestão Ambiental, Informática, Jornalismo, Letras Português, Pedagogia e Eletrotécnica, entre outras, foram efetivadas.

Obras

Ao longo do ano, muitos campi foram presenteados com inaugurações de obras fundamentais para o desenvolvimento do ensino. A sede definitiva do campus Santa Rita foi inaugurada em dezembro, mês em que o Campus Cajazeiras completou 25 anos ganhando novos blocos acadêmicos, o que também ocorreu em Picuí. O Núcleo de Lucena recebeu reforma de seu prédio bem como o Campus Soledade. No Campus João Pessoa, modernização de novas áreas e blocos incluíram equipamentos importantes como o restaurante estudantil. Em Guarabira, um novo espaço de Vivência foi entregue. Curso imersao canada.jpeg

Uma das novidades em 2019 foi o edital conjunto lançado pela Pró-Reitoria de Ensino com a Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (Arinter) para o envio de estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico junto com estudantes da graduação modalidade EaD para curso de imersão na Língua Inglesa no Canadá. Estudantes do técnico integrado de oito campi e da Licenciatura em Letras tiveram acesso a essa oportunidade. Para 2020, a expectativa é de ainda mais realizações e conquista para todo o IFPB.

Redação: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Fotos: Acervo DGCOM

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