Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 05 > Grupo de pesquisa discute apropriação de temas históricos em quadrinhos

Grupo de pesquisa discute apropriação de temas históricos em quadrinhos

O próximo debate terá amanhã e qualquer pessoas pode participar
por publicado: 21/05/2020 09h46 última modificação: 21/05/2020 09h46

O grupo de pesquisa “A História nos quadrinhos”, criado em fevereiro deste ano, tem como um dos seus objetivos analisar HQ´s que abordem temáticas sociais, estudando os elementos utilizados para construir essa representação.

Com formação interinstitucional, o grupo conta com a participação dos professores do IFPB Allan Patrick, Fabrício Morais e Zuila Couto, da docente da UFPB Nayana Mariano e da professora da UEPB Naiara Ferraz. Também integram a equipe os estudantes dos cursos Técnicos Integrados do campus João Pessoa Jamilly Oliveira, João Antônio Pereira e Julia Sousa.

Com a paralisação das atividades, em virtude da pandemia, as atividades do grupo estão sendo realizadas através de webconferências pelo Google Meet. Já foram realizadas cinco conversas sobre os temas: o racismo (através da HQ “O conflito de uma raça” dos X-Men); O golpe civil-militar de 1964; a violência e seus desdobramentos na sociedade (através da HQ “A piada mortal” do Batman); Espionagem, censura, propaganda e polícia política: a ditadura civil-militar no Brasil e na Paraíba (com a colaboração do prof. Stênio Lins); a liberdade e o totalitarismo (através da HQ “Entre a foice e o martelo” do Superman). Esses debates tiveram como objetivo tratar de temas sociais que ajudam a alimentar a nossa consciência cidadã e podem criar ferramentas conceituais que fortaleçam os conceitos de liberdade e também de democracia.

“A nossa expectativa é continuar com essas atividades durante o período de isolamento social. Acreditamos que nesse momento ímpar da história mundial criar mecanismos de aproximação, mesmo que virtuais, ajudam a nossa comunidade a se manter unida e procurando entender a complexa realidade social na qual estamos inseridos”, destacou a professora Zuila.

As conferências são abertas para qualquer pessoa interessada no tema, independente se é aluno das instituições participantes. A próxima conversa será realizada nesta sexta-feira (22), às 14h e  terá como tema “Masculinidade hegemônica? representações de gênero em letras de canções”. Para participar, basta entrar no grupo do WhatsApp e acessar o link para a reunião no Google Meet (o link da reunião é disponibilizado um pouco antes do horário marcado).

Comunicação, Cerimonial e Eventos