Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 05 > Como lidar com conflitos familiares durante o isolamento

Como lidar com conflitos familiares durante o isolamento

Psicóloga e Psiquiatra do IFPB dão orientações para uma convivência harmoniosa
por publicado: 14/05/2020 14h38 última modificação: 20/05/2020 16h11

De repente nossa vida mudou: isolamento, home office, crianças sem escola, distância da família, orçamento apertado, cuidados redobrados com a saúde física e mental. A pandemia da Covid-19 mexeu com a rotina, exigiu novos hábitos e intensificou a relação entre casais, filhos e irmãos.

Diante disso, é comum que as pessoas desenvolvam estresse, ansiedade, medo e preocupações, que influenciam, também, as relações em casa. Ampliar a capacidade de compreender o outro e investir em uma boa comunicação podem ser estratégias bem eficazes quando enfrentamos o desafio da convivência harmoniosa durante o confinamento. A psicóloga do IFPB campus João Pessoa Anna Paola Silva acrescenta que conversar com calma, com bons argumentos, expondo seus sentimentos e desejos, de maneira clara, contribui para minimizar esses conflitos. Além disso, é importante que todos mantenham uma rotina mínima, com horários definidos para refeições, trabalho remoto e diversão, e que as tarefas domésticas sejam divididas por todos que moram na mesma casa, para que não haja sobrecarga de atividades.

Quando se divide o mesmo espaço é essencial respeitar a individualidade de cada um. “Lembrar de que todos precisam de um momento sozinhos ou para realizar atividades individualmente. Saber respeitar o espaço do outro, pode contribuir para que os atritos minimizem”, complementa Anna Paola.

Thiago Viegas, psiquiatra da Reitoria do IFPB, reforça que é normal verificarmos o aumento dos conflitos familiares neste período de isolamento, diante do caldeirão de acontecimentos e sentimentos que vivenciamos e desenvolvemos juntos. Mas é preciso ficar atento, quando aparecerem alguns sinais de adoecimento. “Quando esse medo, preocupação, irritação, tristeza se encontram muito intensos, persistentes e trouxerem algum tipo de prejuízo, seja na nossa concentração, no nosso sono, alimentação, na relação com as outras pessoas, aí sim, podemos estar com algum transtorno mental e, nesse caso, vale a pena buscar a ajuda de algum profissional”.

Em João Pessoa, há uma série de serviços gratuitos que auxiliam na prevenção da saúde mental da população em geral. A Corrente de Psicólogos da Paraíba é um grupo de apoio que oferece acolhimento e escuta online, de forma gratuita. A rede colaborativa Casulo também oferta plantão psicológico de apoio emergencial para toda comunidade. Há ainda a faculdade Uninassau e a Universidade Federal da Paraíba, que oferecem serviço de apoio psicológico por meio de aplicativos como o Zoom Cloud Meetings ou Whatsapp.

No entanto, em alguns casos, os conflitos familiares evoluem para comportamentos agressivos, sejam verbais ou físicos. Com o intuito de prevenir e combater essa situação, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) de João Pessoa disponibilizou a cartilha “Isolamento Seguro”. O objetivo é orientar a população, em especial as mulheres, sobre como proceder em caso de violência e quais os serviços podem ser acionados para fazer a denúncia, entre outras dicas. Clique aqui para acessá-la.

Se você é vítima ou presenciou algum tipo de violência doméstica, peça ajuda ou denuncie anonimamente através dos telefones: (83) 98653 4727 (Secretaria das Mulheres); 197 (Disque Denúncia da Polícia Civil);180 (Central de Atendimento à Mulher); 190 (Disque Denúncia da Polícia Militar - em casos de emergência); 153 (Guarda Municipal de João Pessoa).

Comunicação, Cerimonial e Eventos