Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 05 > A conta de energia elétrica veio mais alta?

Noticia

A conta de energia elétrica veio mais alta?

O professor Walmeran Trindade traz algumas dicas de como economizar durante o isolamento social
por publicado: 29/05/2020 12h57 última modificação: 04/06/2020 09h37

Certamente você percebeu que desde o início do isolamento social a conta de energia elétrica ficou um pouco mais cara. A alteração de nossos hábitos e a maior permanência em casa contribuem para utilização mais frequente de equipamentos elétricos, seja para laser, trabalho ou tarefas domésticas.

Provavelmente, os equipamentos elétricos que passaram a ser mais usados em casa são lâmpadas, ventilador, ar condicionado, televisão, notebook/computador e celular. Podemos também incluir nessa lista os eletrodomésticos, pois muitas famílias deixaram de comer fora e passaram a preparar suas refeições em casa, aumentando o uso de liquidificador, geladeira, microondas e sanduicheiras. 

A boa notícia é que é possível economizar energia elétrica, mesmo nesta época. O professor de Engenharia Elétrica do IFPB campus João Pessoa Walmeran Trindade traz algumas orientações básicas que podemos adotar em casa, na tentativa de diminuir os gastos: 

  • Aproveite a iluminação natural e utilize lâmpadas somente quando for necessário, adequando sempre a potência do equipamento de acordo com o ambiente. Também é importante preferir tecnologias mais eficientes energeticamente, como lâmpadas de LED.
  • Mantenha o ventilador sempre limpo, sobretudo na parte traseira, onde fica o motor. O professor conta que a sujeira acumulada atrapalha o resfriamento do aparelho e prejudica a vida útil do equipamento. “O acúmulo de sujeira nas aletas da caixa do motor pode vir a dificultar a passagem de ar para o motor, fazendo com que o mesmo trabalhe mais quente e, no limite, trabalhe também com mais esforço, provocando o aumento do consumo de energia elétrica, bem como podendo levar a situações mais graves de curto-circuito”. 
  • O ar condicionado deve ser usado sempre com moderação, pois é um importante elemento de consumo de energia elétrica em uma residência. A dica do professor para conseguir economizar no consumo elétrico é usar o temporizador para ligar e desligar o aparelho em tempos pré-estabelecidos e ajustar a temperatura para 23 ou 24 graus Celsius.
  • Os sistemas de modo de espera (stand-by) presentes em muitos aparelhos eletrônicos com controle remoto repercutem em um consumo de energia elétrica pequeno, porém, constante, podendo implicar em até 5% do total da fatura. “O ideal seria retirar esses aparelhos da tomada, ao menos nos períodos em que todos estão dormindo, para assim aliviar a incidência deste consumo” reforça o professor Walmeran. 
  • O chuveiro elétrico é outro equipamento que consume bastante energia. O professor destaca algumas recomendações clássicas que também servem para essa época de isolamento, como: diminuir o tempo e a frequência de banho, optar por aparelhos de menor potência e ajustar para o modo verão, pois assim já é o bastante para um banho confortável para o nosso clima.
  • Retire o carregador do notebook da tomada sempre que a bateria estiver carregada. Pouca gente sabe, mas o consumo do notebook faz diferença na conta de energia elétrica. “Geralmente a potência do carregador de um notebook é de 65W. Essa potência já é bastante significativa para refletir no aumento da fatura de energia com a maior frequência do seu uso. Essa recomendação também se estende aos carregadores de celulares e tablets”, acrescenta. 

Quem está aproveitando o isolamento social para cozinhar também pode tomar alguns cuidados e economizar no consumo de energia:

  • Tenha atenção ao uso de equipamentos elétricos, como panela e assadeira elétrica, normalmente eles consumem bastante energia.
  • Fique atento ao uso do microondas. Esse aparelho apresenta uma potência elétrica considerável.
  • Evite abrir a porta da geladeira com muita frequência, retirando ou colocando a maior quantidade de alimentos possível a cada vez.
  • Respeite as orientações do fabricante quanto ao posicionamento do aparelho em relação a fontes de calor externas, distanciamento das paredes e o não uso das grades traseiras como espaço para secagem.
  • Conserve a borracha da porta em bom estado. Furos ou rasgos podem favorecer a saída do ar frio ou a entrada de ar quente, fazendo com que o compressor do aparelho trabalhe mais.
  • Evite a colocação de alimentos quentes no interior da geladeira. Isso também fará o compressor trabalhar mais.


Tarifa social de energia elétrica 

O Governo Federal concede um desconto na conta de energia elétrica de clientes residenciais com consumo 220 kWh mensais. Na Tarifa Social, o desconto varia de acordo com a faixa de consumo de energia, ou seja, quanto menor for o consumo, maior será o desconto na sua fatura: 

Consumo mensal até 30kWh - 65%
Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh - 40%
Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh - 10%

Tem direito à isenção famílias que se enquadram em um dos critérios:

  • Inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
  • Usufruem do Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), caracterizado pelas espécies: 87 - Amparo Assistencial ao Portador de Deficiência; ou 88 - Amparo Assistencial ao Idoso - conforme disposto nos artigos 20 e 21 da Lei 8.742 de 1993;
  • Inscritas no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, com pessoa portadora de doença ou patologia em que o tratamento ou procedimento médico exija o uso continuado de equipamentos que funcionam com energia elétrica. Saiba mais sobre a Tarifa Social.


Comunicação, Cerimonial e Eventos                               

registrado em: