Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 12 > Abertura da Semana da Diversidade e Inclusão do Campus João Pessoa contou com a presença da deputada Cida Ramos

Noticia

Abertura da Semana da Diversidade e Inclusão do Campus João Pessoa contou com a presença da deputada Cida Ramos

O evento começou ontem (03) e tem diversas atividades programadas até o dia 06/12
por publicado: 04/12/2019 13h57 última modificação: 04/12/2019 13h58

“Minha militância é o respeito” é o tema da Semana da Diversidade e Inclusão do IFPB Campus João Pessoa que teve início na manhã de ontem (03) e se encerra no dia 06. A abertura do evento teve a apresentação cultural da estudante do curso técnico integrado de Instrumento Musical, Tatiana Cristina, e também contou com a presença da deputada estadual Cida Ramos, que ministrou a primeira palestra do evento.

Representando o diretor geral do campus, professor Neilor Cesar dos Santos, o chefe do Departamento de Ensino Profissional, professor Marcílio Dias, abriu o evento falando sobre a importância da temática da semana. “Seria bom não termos a necessidade de promover eventos que têm como princípio o respeito, valor que ainda não é algo natural na sociedade”, comentou o gestor. Marcílio finalizou sua participação falando que é preciso respeitar as diferenças, mas sem tratar ninguém de forma desigual.

Já a coordenadora substituta de Assistência às Pessoas com Necessidades Específicas, Josineide Castro, afirmou que o evento promove a consciência de que é preciso fazer mudanças na sociedade e para isso ocorrer é necessário focar na valorização das pessoas. Ela terminou agradecendo a disponibilidade da deputada estadual Cida Ramos em participar do evento e pelo trabalho desenvolvido pela parlamentar em favor das pessoas com deficiência.

A palestra de abertura da Semana da Diversidade e Inclusão foi proferida pela deputada Cida Ramos, que relembrou sua trajetória e a caracterizou como resiliente. Em 1967, quando tinha três anos, ela foi acometida de paralisia infantil, fato que mudou o rumo de sua vida. “Sempre tive o apoio muito forte da minha mãe que me levava todos os dias de Sapé para João Pessoa para fazer terapias de reabilitação. E de minha avó, que me dizia que a vida é um dom divino. Então tomei o desafio de significar minha vida todos os dias”, enfatizou.

A deputada disse estar muito feliz em fazer parte de um evento em que vários jovens estavam discutindo o tema da inclusão sob a perspectiva do respeito. “É bom nos reconhecermos em cada um. A deficiência não define ninguém. Se tivermos as condições adequadas podemos fazer coisas incríveis”, frisou.

“O preconceito é sempre algo mesquinho e deve ser enfrentado, denunciado e discutido”, afirmou Cida ao citar que os dados do IBGE mostram que no país há 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e na Paraíba o número chega a 1 milhão e 45 mil pessoas com deficiência.

Em seguida ela falou sobre a questão da acessibilidade, mostrando que a temática está ligada diretamente a mobilidade urbana e, assim, ao estado das calçadas, do transporte público, à organização dos bairros, “por isso diz respeito a todos não só a pessoas com deficiência”. Cida finalizou dizendo que a acessibilidade em João Pessoa e na Paraíba é um desafio e que a maneira como a sociedade enxerga a pessoa com deficiência e o idoso precisa ser constantemente discutida.

No turno da tarde a programação da Semana da Diversidade e Inclusão continuou com a oficina Musicalidade em Libras e a palestra Gênero e Educação Superior.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos do IFPB Campus João Pessoa

registrado em: