Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 09 > Uma vida dedicada ao IFPB

Uma vida dedicada ao IFPB

A trajetória do professor de Física, Gilberto Sobreira
por publicado: 20/09/2019 21h13 última modificação: 21/09/2019 18h28

Nesses 110 anos de história, o IFPB Campus João Pessoa fez parte da vida acadêmica e formou milhares de profissionais. Muitos destes seguiram carreira na área de formação, outros optaram por profissões bem diferentes das que cursaram na instituição. E alguns voltaram para o instituto como professores, para contribuir e dar continuidade à história de excelência em fazer educação e formar profissionais e cidadãos, missão do Instituto Federal da Paraíba.

Esse é o caso do professor José Gilberto Sobreira Gomes. Giba, como é conhecido por colegas e alunos, nasceu em João Pessoa. Na década de 1970, a Escola Técnica Federal da Paraíba, destinava vagas a filhos de servidores públicos e como seu pai era funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Giba foi matriculado no 3º Ano do Ginásio (equivalente ao atual 8º ano do Ensino Fundamental II). Em seguida, ele cursou o Ensino Técnico de Eletrotécnica, concluído em 1976.

Na época, as escolas públicas de destaque em João Pessoa eram o Lyceu Paraibano e Escola Técnica Federal da Paraíba. Por ser fascinado pela eletricidade, o meu pai como mestre de obras, me orientou a fazer o curso de Eletrotécnica, pois se encaixaria com meu perfil. O mais importante que meu pai falou era a formação profissionalizante do curso”, relembra.

Do período em que estudou Eletrotécnica, ele recorda que a relação entre a instituição e as famílias dos estudantes era mais próxima. “A Escola Técnica Federal da Paraíba era considerada um dos templos da educação no estado. Tínhamos muito mais interesses em crescer juntos com a escola. O docente avalia que atualmente não há tanta proximidade das famílias dos estudantes com a instituição.

Giba se tornou professor da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em 1991, quando assumiu o concurso no IFPE, na cidade de Petrolina. Em 2003 ele conseguiu se transferir para o Centro Federal de Tecnologia da Paraíba (Cefet-PB).

Vejo que o IFPB cumpre plenamente sua missão. Temos o poder de transformação de uma sociedade, mas isso a escola não faz sozinha. Necessariamente tem que ter a participação da família para sua transformação plena”, comenta ao refletir sobre o papel do instituto perante a sociedade.

O legado construído ao longo de quase 30 anos de docência na educação é de ser um professor dinâmico e acessível aos estudantes. Esse diferencial é reconhecido pela aluna Maria da Conceição Lima, estudante do curso Técnico em Eventos. “Para mim, o professor Giba é um dos melhores, porque ele sabe interagir com a turma, passa muita tranquilidade e transmite o conteúdo de uma forma mais fácil, para que a gente possa entender”.

“Sempre procurei fazer um trabalho vibrante mostrando empolgação pelo que faço para mostrar aos alunos que os frutos dessa árvore chamada IFPB são de excelente qualidade e podem reflorestar outras partes de nossa sociedade, assim o professor resume sua missão de educador.