Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 08 > Pai e filhos compartilham sonho de estudar no IFPB

Pai e filhos compartilham sonho de estudar no IFPB

Conheça a história de Gessinaldo, Gustavo e Gabriel
por publicado: 09/08/2019 14h51 última modificação: 09/08/2019 14h51

Ao longo de sua trajetória, o IFPB passou a fazer parte da história de várias gerações de pais e filhos que tinham algo em comum: o sonho de estudar na instituição. Esse é o caso da família de Gessinaldo da Silva Borba. O professor de Matemática de 49 anos sempre sonhou em estudar no IFPB, mas a oportunidade só apareceu em 2016, ano em que começou o curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários.

Antes de realizar seu desejo, de alguma forma ele influenciou os dois filhos. Gustavo Pontes Borba, de 20 anos, terminou em 2018 o curso Técnico em Controle Ambiental e atualmente cursa Engenharia Química na UFPB. E o outro filho, Gabriel Pontes Borba, de 15 anos, estuda o 1º ano no curso Técnico em Edificações.

“Sempre foi sonho meu e dos meus filhos, eles estudarem no instituto, meu acesso foi uma oportunidade que aproveitei. Meu pensamento sempre foi voltado primeiramente a eles”, conta.

A relação mais próxima com IFPB começou em 2012, quando Gessinaldo passou a lecionar Matemática no curso preparatório para ingresso no Instituto, oferecido pela Funetec (Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba). Desde essa época ele incentiva seus filhos e alunos a estudarem no IFPB, principalmente por acreditar que instituição oferece uma educação de qualidade e pela boa estrutura física que possui.

paiefilho_ifpb.pngEm 2014, quando seu filho Gustavo começou a estudar no Campus João Pessoa, Gessinaldo se envolveu mais diretamente com o IFPB, ao se tornar representante de pais no Conselho Diretor, passando a atuar nas principais decisões administrativas do campus. A partir de então, ele conheceu melhor o funcionamento da instituição e quando apareceu a oportunidade de ingresso de graduado, ele decidiu estudar no instituto.

“Um caso interessante é que em 2016, a professora Jael Pereira lecionava à tarde para meu filho Gustavo e à noite para mim, no mesmo semestre ensinava pai e filho”, comentou Gessinaldo ao lembrar como a instituição passou a fazer parte de sua vida. “O IFPB sempre está presente na minha vida, sempre estará. Para mim é como minha casa. Tenho orgulho de eu e meus filhos sermos IFPB”, completou.

Gabriel, filho mais novo de Gessinaldo, revelou que sente muita admiração pelo seu pai, principalmente por ele continuar estudando. “Com tantas responsabilidades, ele ainda arranjou tempo para estudar e focar em um curso”, frisou.

Sobre a paternidade, o professor de matemática reflete que tudo mudou em sua vida. E a define como “amor incondicional, doar carinho, amor com responsabilidade, tentativa de compartilhar experiências para nos tornar pessoas melhores”.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa