Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 06 > Inscrições abertas para formação de times do Projeto Olímpico de Programação

Inscrições abertas para formação de times do Projeto Olímpico de Programação

As equipes selecionadas irão participar da Maratona da SBC, em 14 de setembro
por publicado: 11/06/2019 13h44 última modificação: 11/06/2019 13h44

O Projeto Olímpico de Programação (POP) está com inscrições abertas para formação dos times que irão representar o IFPB na XXIV Maratona de Programação da SBC – Sociedade Brasileira de Computação, que ocorrerá no dia 14 de setembro, em Campina Grande.

Podem participar estudantes regularmente matriculados no IFPB, que tenham iniciado o primeiro Curso Superior a partir de 2015 ou que tenham nascido a partir de 1996. Para se inscrever o candidato deve preencher o formulário disponível no link: https://bit.ly/seletivapop.

A seleção é por meio de uma prova individual, que será aplicada no dia 21 de junho, das 08h às 12h. A prova será como as Maratonas de Programação e do POP, em que o estudante recebe problemas e deve escrever um programa em uma das linguagens permitidas (C, C++, Python ou Java) para resolver o problema. O candidato poderá levar e consultar qualquer material escrito.

Os nove primeiros colocados irão formar três equipes, que receberão treinamento preparatório para a XXIV Maratona de Programação da SBC com o professor Thiago Gouveia.

Os organizadores da seleção informam que na seleção serão cobrados os seguintes conteúdos: lógica e linguagem de programação (C, C++, Python ou Java); matemática básica (MMC, MDC, números primos, geometria, conceitos básicos de teoria dos números, etc.); ordenação, busca e outros problemas clássicos; estruturas de dados (pilha, fila, fila de prioridades, dicionário, estruturas para conjuntos disjuntos e range query, grafos, etc.); algoritmos em grafos (percurso, menor caminho, etc.); backtracking, divisão e conquista; algoritmos gulosos; e programação dinâmica.

A equipe do Projeto Olímpico de Programação também está promovendo um treinamento para quem for participar da seleção, nos dias 13 e 18 de junho, das 18h às 20h. Para mais detalhes, os estudantes devem consultar o site: https://joaopessoa.ifpb.edu.br/pop ou podem entrar em contato com a organização pelo e-mail: pop.jpa@ifpb.edu.br.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa