Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 06 > II Semana de Meio Ambiente do Campus João Pessoa começa com lançamento de livro

II Semana de Meio Ambiente do Campus João Pessoa começa com lançamento de livro

A abertura do evento foi realizada na manhã desta quarta-feira (05)
por publicado: 05/06/2019 13h42 última modificação: 05/06/2019 13h42

A programação da II Semana de Meio Ambiente do IFPB Campus João Pessoa teve início na manhã desta quarta-feira (05), no auditório José Marques. A abertura contou com a presença do Diretor Geral, professor Neilor Cesar dos Santos, e das coordenadoras dos cursos Técnico de Controle Ambiental e Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, professoras Márcia Viana e Mirella Leôncio.

“Uma semana para gente pensar nas questões relacionadas ao meio ambiente e, por conseguinte, no bem-estar individual e social, sempre no contexto do respeito às condições de vida dos seres humanos e não-humanos”, afirmou o professor Neilor, no discurso de abertura do evento.

A Semana do Meio Ambiente também marca as comemorações de 10 anos de funcionamento do Curso Superior de Gestão Ambiental. “Parabenizo os desbravadores que idealizaram o curso e todos aqueles que transmitiram conhecimento durante a trajetória que se consolidou nesses 10 anos”, completou Neilor.

A professora Mirella contou que o evento foi organizado e idealizado de forma participativa por estudantes e professores. “Os alunos são protagonistas das atividades, como na apresentação projetos de pesquisa e extensão e na ação de coleta de resíduos que faremos no parque Lauro Pires Xavier, no bairro de Tambiá”, comentou ao falar sobre a programação da Semana de Meio Ambiente.

Já a coordenadora do curso de Controle Ambiental, professora Márcia, lembrou que no dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o evento traz esse caráter de conscientização. “O espaço educativo são todos os espaços não só a sala de aula e esse momento serve para compartilharmos experiências”.

Comemoração de 10 anos do Curso Superior de Gestão Ambiental

Após a abertura da II Semana de Meio Ambiente do IFPB Campus João Pessoa, alguns professores que foram coordenadores do Curso Superior de Gestão Ambiental relembraram momentos marcaram o curso durante a primeira década de funcionamento.

A professora Valdith Lopes, primeira coordenadora do curso, disse que foi um desafio elaborar o projeto do curso em 2008 e que a criação do curso de Gestão Ambiental surgiu da percepção de que a sociedade tinha a necessidade de profissionais que trabalhassem com o meio ambiente.

O professor Arilde Alves, que foi coordenador do curso por mais de cinco anos, falou sobre a satisfação de ver muitos estudantes se graduando e prosseguindo na vida acadêmica, cursando mestrado e até doutorado. “Temos orgulho em dizer que colocamos a serviço da sociedade vários profissionais e, além disso, cidadãos com a capacidade de pensar”, destacou.

Para encerrar as comemorações, foi lançado o livro “Meio Ambiente em Foco: Ensaios e Pesquisas em Gestão Ambiental”, organizado pelo professor Arilde Alves e publicada pela Editora IFPB. O livro traz em seus capítulos o resumo de onze trabalhos de conclusão de curso, representando as pesquisas desenvolvidas nos últimos 10 anos.

Confira as atividades programadas na II Semana de Meio Ambiente do IFPB Campus João Pessoa, que ocorrerão até sábado, dia 08, neste link.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa