Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 06 > Alunos apresentam plataforma tecnológica ao Secretário da Agricultura Familiar do estado

A ferramenta poderá agregar valor ao Projeto de Compostagem
por publicado: 17/06/2019 11h58 última modificação: 17/06/2019 11h58

O Professor Márcio Ugulino de Araújo e os estudantes, Nicole, Laís e Petrus, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) campus João Pessoa visitaram o Secretário da Agricultura Familiar do estado, Luiz Couto, na última semana, com o objetivo de mostrar uma plataforma tecnológica para agregar valor ao Projeto de Compostagem que será desenvolvido pela SEAFDS e parceiros.

O Secretário disse ao grupo que podem fazer um excelente trabalho voltado para a prática da compostagem e beneficiar o meio ambiente. "Uma excelente iniciativa por parte do professor, Márcio e seus alunos, a tecnologia hoje, é fundamental em qualquer setor e nós, pensamos em iniciativas que contribuam para melhorar o meio ambiente. Por isso, temos interesse na plataforma aqui apresentada pelo professor e esses jovens alunos" Destacou, o secretário.

O professor discorreu sobre a plataforma e o hardware que os alunos desenvolveram, para trabalhar com a reciclagem de lixo e a compostagem."Eu gosto muito de tecnologia, trabalho com isso e é gratificante mostrar um trabalho feito em conjunto com esses alunos. Os benefícios que podemos conseguir usando ferramentas tecnológicas são muitos, as parcerias entre instituições, nos permitem apresentar esses meios, de forma simples e que rapidamente, traz soluções para viabilizar grandes e importantes projetos. Nesse caso, os alunos desenvolveram uma plataforma e um hardware para trabalhar com a reciclagem do lixo ajudando a transformá-lo e levar benefícios ao meio ambiente, através da compostagem. Tá pronto e foi desenvolvido em sala de aula" ressaltou o Professor Márcio.

O projeto de compostagem a ser desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Familiar, foi elaborado no setor da Gerência Operacional Regional e Municipal pelos técnicos, Jorge Camilo e Leânia Almeida. Segundo Jorge Camilo, no projeto que será desenvolvido pela SEAFDS, foram abordados os benefícios que a compostagem traz.

"Aqui para a Agricultura Familiar, a compostagem, usada principalmente na zona rural, é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que nos causam prejuízos a todos.

Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil e sem dúvidas a contribuição dessa plataforma aqui apresentada pelo professor Márcio e seus alunos só vai engrandecer o nosso projeto." Disse Jorge.

Informações do Portal do Governo do Estado