Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 04 > Primeiro Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação da Rede Federal é do IFPB

Aula inaugural aconteceu nesta terça-feira (02), no campus João Pessoa
por publicado: 03/04/2019 16h04 última modificação: 03/04/2019 16h04

Foi aberto oficialmente nesta terça-feira (02), o primeiro Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no campus João Pessoa. Além dos alunos da turma pioneira, a aula inaugural contou com a presença de gestores do IFPB.

Estiveram presentes: Francisco Petrônio Alencar de Medeiros, coordenador do mestrado; Giovanni Loureiro, chefe da Unidade Acadêmica de Informação e Comunicação do campus; Neilor Cesar dos Santos, Diretor Geral do campus João Pessoa; Dayse Morgana Neves Correia, Diretora de Pós-Graduação do IFPB e a Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta Meira Marinho.

O coordenador do mestrado, professor Francisco Petrônio, iniciou a programação dando as boas-vindas aos novos alunos do IFPB e apresentando, brevemente, o percurso de criação, submissão, avaliação e por fim, aprovação junto à Capes.

Em nome da Unidade Acadêmica de Informação e Comunicação do campus, o professor Giovanni Loureiro se colocou à disposição dos alunos do mestrado e aconselhou que todos aproveitem a oportunidade de estudar no IFPB e as oportunidades de crescimento que a instituição oferece.

A Diretora de Pós-Graduação do IFPB, professora Dayse Morgana Neves Correia, que representou a pró-reitora de Pós-Graduação no evento, destacou que a criação do curso representa a construção de uma história na formação profissional de alto gabarito na área de ciências da computação. “Esse mestrado é o resultado da meditação, através do planejamento dos professores e do esforço intelectual e operacional da equipe que idealizou o curso, a quem reconhecemos e congratulamos pela iniciativa de tornar a área de ciências da computação mais sólida”.

Para o professor Neilor Cesar dos Santos, Diretor Geral do campus João Pessoa, a criação representa também a solidificação dos Institutos Federais, que nasceram com o compromisso de ofertar educação gratuita em diferentes níveis. “É um motivo de muita satisfação e alegria porque representa a consolidação do processo de verticalização do ensino, que nasceu em 1909. Além disso, é uma oportunidade de estreitar os laços com o setor produtivo”. Neilor ainda lembrou aos alunos a responsabilidade de serem a turma pioneira do mestrado, mas colocou a Direção Geral à disposição para auxiliar na superação dos desafios que possam aparecer.

Além das palavras de acolhimento, a professora Mary Roberta, Pró-Reitora de Ensino, divulgou, em primeira mão, que a Reitoria irá divulgar edital com bolsas específicas para subsidiar tecnologia de ensino à distância, uma ótima oportunidade para os alunos do mestrado submeterem propostas. Professora Mery ainda fez um destaque quanto a importância do investimento pessoal com relação ao crescimento profissional. “Essa oportunidade que vocês recebem faz parte de uma luta de várias pessoas, de muitos professores lutadores, que enfrentaram dificuldades, tiveram que melhorar a produtividade acadêmica, por isso, aproveitem e invistam na sua capacitação, pois ninguém poderá fazer isso por vocês”.

A cerimônia ainda contou com duas palestras. A primeira, ministrada pela professora Damires Yluska Fernandes, com o tema Perspectivas e Desafios em Gestão e Desenvolvimento de Software. Em seguida, o professor Alisson Vasconcelos de falou sobre as Perspectivas e Desafios em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos.

Clique aqui para ver mais fotos.

Comunicação Social do campus João Pessoa