Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 04 > I Workshop de Propriedade Intelectual reúne pesquisadores no campus João Pessoa

Destaque

I Workshop de Propriedade Intelectual reúne pesquisadores no campus João Pessoa

O evento, promovido pela Coordenação de Inovação, celebra ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual
por publicado: 26/04/2019 11h40 última modificação: 29/04/2019 11h56

O I Workshop de Propriedade Intelectual promovido pela Coordenação de Inovação/CINOV/DIPPEC – IFPB em alusão ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual reuniu diversos pesquisadores no Auditório José Marques. As boas vindas aos convidados e participantes foram dadas pelo Diretor Geral do campus, Neilor Cesar dos Santos; pela Chefe do Departamento de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Competições Acadêmicas (DIPPEC) Lílian Cardoso e pela Coordenadora de Inovação, Margareth Rocha e pela Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação,  professora Silvana Costa.

Neilor Cesar parabenizou a equipe pela realização do evento, reforçando a contribuição da professora Margareth desde que enfrentou o desafio de fazer inovação do campus. “Eu queria registrar o reconhecimento do impulso que Margareth trouxe para a inovação no nosso campus. Ela não só aceitou o desafio, em 2014, como se mostra uma motivadora nesse movimento. Tenho muita honra de dizer que acertamos na decisão”.

Em seguida, Lílian Cardoso, a chefe da DIPPEC, destacou a felicidade em apoiar o I Workshop de Propriedade Intelectual, “que já nasceu com a força do evento anual”. Agradeceu, ainda, a presença dos convidados e dos participantes, parabenizando a Coordenação de Inovação pela iniciativa.

Antes do início das discussões, a professora Margareth Rocha, Coordenadora de Inovação lembrou das dificuldades que enfrentou quando iniciou as atividades no campus, reforçando que é preciso muita persistência e determinação. Agradeceu, principalmente, os alunos pelo empenho e envolvimento nos eventos, além de professores e técnicos que prestigiam e se preocupam com o registro de patentes. Por fim, deu as boas-vindas aos participantes, colocando a coordenação à disposição de todos.

A programação do evento contou com as seguintes palestras: “Breve histórico da INOVA-UFPB e a importância de se fazer patentes nas Instituições de Ensino Superior (IES)”, ministrada pelo diretor da Agência INOVA-UFPB Petrônio Filgueiras de Athayde Filho; “Perspectivas Econômicas e Desafios da Transferência de Tecnologia”, com a diretora de transferência e licenciamento tecnológico da INOVA-UFPB Melânia Lopes Cornélio; “Propriedade das Criações Tecnológicas: o esforço dos pesquisadores devem ser assegurados?”, proferida pelo diretor de propriedade intelectual da INOVA-UFPB Cleverton Rodrigues Fernandes; “Cidades Inteligentes”, com o Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia no Governo da Paraíba Cláudio Furtado; “Inovação no IFPB”, ministrada pelo diretor de inovação do IFPB, Maxwell Ielpo e “Inovação no IFPB-campus João Pessoa”, com a Coordenadora de Inovação do campus, Margareth Rocha.

O evento, promovido em alusão ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado em 26 de abril, tem como objetivo estabelecer uma troca de conhecimentos e promover o debate sobre a propriedade intelectual, o sistema brasileiro de propriedade industrial, a disseminação da cultura da inovação tecnológica, social e extensionista. Além disso, tem o intuito de realizar uma abordagem sobre a inovação no IFPB Campus João Pessoa e a importância da proteção das ideias produzidas pela comunidade acadêmica. 

 Clique aqui para ver mais fotos.

Comunicação Social do campus João Pessoa

registrado em: