Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 04 > Capacitação de Libras motiva servidores e colaboradores terceirizados

Noticia

Capacitação de Libras motiva servidores e colaboradores terceirizados

Promover a inclusão foi um dos fatores incentivadores para participação
por publicado: 04/04/2019 15h05 última modificação: 04/04/2019 15h05

Promover a cultura da inclusão esse foi o principal objetivo do curso "Língua de Sinais para servidores" promovido pelo Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) do campus João Pessoa nas últimas três semanas. A capacitação foi ministrada pela intérprete e especialista em Libras Valeria Marques Santos.

Docentes, técnicos administrativos, estudantes e colaboradores terceirizados aprenderam sobre a língua, cultura e identidade da comunidade surda. Para alguns esse foi o primeiro contato com a Libras, caso do técnico em assuntos educacionais Dannilo José Pereira. Graças a participação no curso ele se sente mais preparado para se comunicar com pessoas surdas.

“Na proposta de termos uma instituição inclusiva, seria ideal que todos passassem por esse curso de 20h, que já quebraria várias barreiras e facilitaria muito o atendimento a pessoa surda em todos os setores”, comentou Dannilo.

A motivação da professora de literatura Marta Célia Feitosa em participar do curso foi a possibilidade de interagir diretamente com os alunos surdos. “A gente recebe alunos surdos e eu comecei a me sentir muito incomodada por ficar dependendo de um interprete. Senti a necessidade de conversar com eles”, contou. A docente acredita que a inclusão deve fazer parte da sala de aula e também de momentos de socialização como conversas, mas para isso ocorrer é preciso estar preparado para interagir com pessoas surdas.

Neyr Muniz, professora de matemática, também tinha muita vontade de interagir com seus estudantes surdos. “Queria mergulhar na realidade deles, conhecer e me comunicar com eles, para não deixá-los de lado na minha aula, mas que eles fizessem parte da minha aula”. Essa vontade fez com que ela se interessasse em participar do curso de Libras. Hoje ela se sente realizada em poder interagir com pessoas que antes não interagia, principalmente se comunicar com seus alunos surdos, em sala de aula.

Segundo os participantes a capacitação ocorreu de forma dinâmica e a forma como o conteúdo foi passado tornou o curso mais atrativo. A instrutora falou que a capacitação foi organizada de forma adaptada com metodologias para facilitar a aprendizagem de ouvintes. “Desde o primeiro dia os estudantes aprendem práticas da língua, compreendem mais sobre a cultura e identidade surda, bem como os desafios encontrados pelas pessoas surdas na sociedade”, explicou Valéria.

“Com cada vez mais servidores conhecendo a Libras, teremos autonomia e inclusão efetiva de todos os lados, tanto das pessoas surdas, quanto dos ouvintes e a prestação do serviço público se torna cada vez mais eficaz no cumprimento dos objetivos institucionais”, reforçou Valéria.

Os participantes do curso já manifestaram o interesse em participar do módulo intermediário do curso que, segundo a instrutora, deve ocorrer no segundo semestre deste ano, além de outra turma de nível básico. Em maio deve ser ofertado mais um curso de Libras Básico. Esses cursos fazem parte do programa de capacitação do DGDP.

 

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa

registrado em: