Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 03 > Bajampa representa o Campus João Pessoa em competições nacionais e internacionais

O grupo formado por 17 estudantes e dois professores projeta e constrói veículos off-road
por publicado: 28/03/2019 14h09 última modificação: 28/03/2019 14h09

Um projeto em que estudantes são os responsáveis por desenvolver um veículo, desde a concepção, projeto, construção de peças e realização de testes, para participar de provas e competições é a proposta do BAJA SAE Brasil. Esse programa estudantil é multidisciplinar e envolve várias áreas de conhecimento de Engenharia e Tecnologia.

A missão da associação SAE Internacional, responsável pelo programa, é disseminar a tecnologia e o progresso da mobilidade. Para isso, a associação desenvolve diversas ações e programas, alguns voltados para estudantes de ensino superior e técnico. Um deles é o BAJA, que promove competições em que os alunos podem aplicar na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Equipes de todo país participam do BAJA SAE Brasil, entre eles a equipe Bajampa do IFPB Campus João Pessoa, que foi formada em 2009, ficou inativa a desde 2012, mas foi reativada em 2018.

Dezessete estudantes participam da equipe do IFPB, sendo quatro de Automação Industrial: Gustavo Santana, Mário Claudino, Pedro da Silva e Samuel Goulart; e treze de Engenharia Elétrica: Almir Santos, Anderton de Sousa, Bryan dos Santos, Diego de Andrade, Frederico Santiago, Joarles de Souza, Marcello Aires, Rilbert da Silva, Rubya Soares, Alessandro Montenegro, Gustavo Golzio, Lavino de Menezes Neto e Mariana Chagas. O projeto é coordenado pelos professores Walter Fialho e Laurivan Diniz.

Para Almir Santos, capitão do grupo e estudante de Engenharia Elétrica, a participação no projeto traz vários benefícios para os estudantes como aprender a “cumprir metas, seguir cronogramas, modelar peças, trabalhar com softwares de simulações e implementar isso em áreas específicas de estudos com a finalidade de montar o protótipo off-road”.

Além de vivenciar todas as etapas de um processo real de desenvolvimento, o Baja visa estimular os participantes a buscarem soluções criativas e desenvolverem o trabalho em equipe. Segundo o professor Walter Fialho, um dos orientadores da equipe Bajampa, ao participar do programa, os estudantes articulam conhecimentos automobilísticos, como suspensão, direção, freios, eletrônica e design com a da área de vendas, marketing, dentre outras.

“Durante a competição estes conhecimentos devem ser colocados, através da apresentação dos projetos, vendas do produto, teste na pista de competição e, por fim, uma corrida com quatro horas de duração onde o carro é testado ao limite”, explica Fialho.

Qualquer estudante regulamente matriculado no IFPB pode participar da seleção para entrar na Bajampa, que será realizada pela própria equipe depois da competição regional que ocorre em Outubro. As informações serão divulgadas na página da equipe no Instagram: @bajampaifpb.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa