Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 12 > Feira de empoderamento profissional encerra projeto de extensão de desenvolvimento para o mercado de trabalho

A atividade ocorreu ontem, dia 12, e foi aberta ao público externo
por publicado: 13/12/2018 20h27 última modificação: 13/12/2018 20h27

Durante a tarde de ontem, 12 de dezembro, o campus João Pessoa sediou a Feira de Empoderamento Profissional. A atividade – realizada das 16h às 20h, no estacionamento frontal – foi aberta ao público externo e marcou o encerramento do projeto de Extensão Empoderamento Profissional.

O projeto consistiu na realização, a partir de 21 de setembro, de sete cursos gratuitos, abertos à comunidade acadêmica e ao público externo.O foco da ação foi o aprimoramento das competências profissionais dos participantes. Os cursos foram ministrados por docentes do IFPB e por professores visitantes convidados.Estudantes dos cursos técnicos em Secretariado e Eventos foram envolvidos na organização.Thays Brito, discenteconcluinte em Eventos, esteve engajada em todas as fases do projeto. “A participação na organização foi bastante proveitosa. Cada etapa foi um aprendizado”, frisa.

A feira contou com diversos estandes, os quais fizeram referência aos temas tratados nos cursos ministrados ao longo do projeto. Dentre os espaços, destaque para o estande da Carreira, onde voluntários prestaram consultoria sobre confecção de currículos e sobre como se comportar em uma entrevista de emprego.

Outro ambiente concorrido foi o estande das Emoções, que contou com a presença de duas psicólogas parceiras, as quais prestaram apoio psicológico aos interessados e aplicaram testes de ansiedade e de autoestima. “São testes simples, nas quais as pessoas respondeme a gente diz qual foi a pontuação de ansiedade”, explica a psicóloga Letícia Medeiros.

Uma ala da feira foi especialmente destinada às ações empreendedoras de estudantes do campus e de membros da comunidade externa, como artesãos. Muitos alunos dos cursos de Eventos e de Secretariado possuem verve empreendedora. Alguns, inclusive, já empreendem, principalmente na área da alimentação, explica a coordenadora do projeto, professora Elizangela Andrade.

Durante o curso de empreendedorismo, que integrou a programação do Empoderamento Profissional, os assistentes foram incentivados a integrarem a feira, como forma de aprimorar o atendimento e divulgar os seus trabalhos.Foi o caso da estudante de secretariado Renata de Souza Silva, que comercializou lanches.“Gosto de trabalhar com doces e bolos, e encaro isso como uma oportunidade de negócio que eu gostaria de ver crescer. Não é apenas um hobby, considero como uma possível fonte de renda”, declarou.

A ala empreendedora contou ainda com um brechó solidário, comandado por estudantes do primeiro período de Secretariado. A arrecadação do brechó foi destinada à Casa da Criança com Câncer.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa