Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 12 > Campus João Pessoa sediou o Torneio Juvenil de Robótica

Campus João Pessoa sediou o Torneio Juvenil de Robótica

Na organização do evento nacional, trabalharam sete professores e 96 estudantes como voluntários
por publicado: 04/12/2018 15h09 última modificação: 04/12/2018 15h09

Nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro o Campus João Pessoa foi a sede do Torneio Juvenil de Robótica 2018. Na edição deste ano, o evento nacional reuniu cerca de 600 participantes, distribuídos em mais de 170 equipes, que representaram diversos estados como: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Maranhão, Amapá, Sergipe, Ceará, Rio grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

O TJR foi composto de 13 modalidades. Equipes do Campus João Pessoa competiram em quatro e conquistaram o primeiro lugar quatro vezes e o terceiro lugar em duas modalidades. A equipe IRONMAN IFPB-JP ficou em 1º lugar no Cabo de Guerra nível 3. Já o time IFPB Brebot conquistou 1º lugar em duas modalidades: Cabo de Guerra e Resgate de Alto Risco, ambos nível 4. Outro 1º lugar foi conquistado na modalidade Viagem ao Centro da Terra, nível 3, pela equipe IFPB ALPHA. E a equipe IFPB Bruzakas conquistou o 3º lugar no Resgate de Alto Risco e Regate no Plano.

O campus João Pessoa se envolveu diretamente na organização do evento com a atuação de sete professores e 96 estudantes do IFPB e outras instituições, que trabalharam como árbitros, no apoio e no credenciamento. Um dos principais desafios para a realização do evento foi a logística, já que a quantidade de participantes foi bem maior que a dos últimos anos. "A questão de cumprimento de horários foi outro destaque que a gente teve, porque todos sabiam exatamente a hora de competir e isso foi bastante elogiado", comentou o professor Robério Paredes, um dos organizadores do torneio.

Para o docente as competições de robótica são muito importantes para a formação dos estudantes por promoverem o trabalho em equipe, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a busca por soluções de forma rápida, que são ensinamentos que extrapolam os conhecimentos dados em sala de aula. "São aprendizados para vida toda. E é muito gratificante a gente ver o sorriso no rosto das crianças e saber que a robótica é a base de processos inovadores e através dessas competições a gente pode estar descobrindo, quem sabe, futuros cientistas, futuros inovadores", avaliou.

O professor do IFPB Campus João Pessoa Thiago Batista, que também participou da comissão organizadora do TJR 2018, acredita que competições destinadas a Robótica Educacional tem um papel fundamental na formação de crianças e adolescentes, principalmente pela troca de experiências.

Para Thiago, um dos pontos altos do torneio deste ano foi a integração dos competidores com idades diferentes (de crianças de oito anos até adultos), culturas e níveis sociais diversos. "Todos estavam juntos se confraternizando, fazendo novos amigos, dividindo experiências e o mais importante: despertando o interesse pela tecnologia, pelos estudos e pelo trabalho em equipe", ressaltou.

Durante o encerramento, os professores envolvidos na organização agradeceram o apoio recebido pela gestão do Campus João Pessoa, por meio da Direção Geral, do Núcleo de Olimpíadas e Competições da COPEX.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa