Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 11 > Campus JP fará treinamento com gestores sobre nova metodologia de contratações

Noticia

Campus JP fará treinamento com gestores sobre nova metodologia de contratações

A utilização do Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações será obrigatória a partir de 2019
por publicado: 14/11/2018 13h39 última modificação: 14/11/2018 13h39

Desde abril deste ano o governo federal lançou o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC) que será obrigatório a partir de 2019. Essa ferramenta eletrônica visa consolidar todas as contratações da Administração Pública federal. O objetivo do PGC é ajudar a administração dos órgãos e entidades nas decisões referentes às aquisições. O sistema também inclui a elaboração do Plano Anual de Contratações de bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação e comunicações no âmbito da Administração Pública federal.

Como a obrigatoriedade do sistema começa no próximo ano e boa parte dos gestores ainda não conhece a nova ferramenta, a Coordenação de Planejamento do Campus João Pessoa vai realizar uma série de treinamentos. Uma reunião preliminar foi realizada, no dia 08, com a equipe da Coplan, alguns gestores de setores estratégicos e o coordenador de Licitações, Leonardo Freire.

A ideia é que o treinamento mostre como é a dinâmica da ferramenta e apresente as principais orientações e procedimentos para que cada setor elabore o seu Plano Anual de Contratações e saiba como inseri esse documento no sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações.

A coordenação de Planejamento reforça que as demandas que não forem planejadas dentro dessa nova ferramenta, não poderão ser contratadas, por isso é importante que pelo menos um representante de cada setor participe dos treinamentos. A inscrição na capacitação é feita de forma eletrônica no link: https://goo.gl/forms/ifnSztpuU9iPovD92.

O treinamento será ministrado em dois dias para quatro turmas diferentes, sendo realizado em semanas distintas conforme cronograma abaixo:

Turma 1: Dias 20 e 21 de novembro, das 08h30 às 11h30, no laboratório de Pneumática-Mecânica;

Turma 2: Dias 26 e 28 de novembro, das 14h às 17h, no laboratório 13 (dia 26) e laboratório 31 (dia 28);

Turma 3: Dias 4 e 5 de dezembro, das 08h30 às 11h30, no laboratório de Pneumática-Mecânica;

Turma 4: Dias 10 e 12 de dezembro, das 14h às 17h, no laboratório 13 (dia 10) e laboratório 31 (dia 12).

A Coplan destaca que, além de ser uma obrigatoriedade legal para a contratação, o sistema visa fortalecer cultura do planejamento das compras na Administração Pública e promover a tomada de decisão de forma qualificada e o aumento da eficiência nas contratações.

 

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa

registrado em: