Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 10 > Alunos do IFPB se destacam na Maratona de Programação

Alunos do IFPB se destacam na Maratona de Programação

A equipe de Engenharia Elétrica está entre as melhores do Brasil
por publicado: 09/10/2018 11h58 última modificação: 09/10/2018 11h58

A Maratona de Programação (ACM ICPC) é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde 1996. Ela é destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Na etapa regional, que aconteceu em Campina Grande, no dia 15 de setembro, a equipe formada pelos alunos Weslley da Cunha, Mateus Melo, Kerven Albuquerque, de Engenharia Elétrica, obtiveram um excelente desempenho e se classificaram para a fase nacional, pela segunda vez.  Neste ano, a equipe, orientada pelo professor Thiago Gouveia, está em 36° entre as sessenta melhores equipes do Brasil. Eles também integram o Projeto Olímpico de Programação (POP) do campus João Pessoa.

De acordo com o aluno Weslley da Cunha, as expectativas para esse ano estão mais animadoras, visto que o grupo vem se esforçando nos treinamentos e os alunos tem mais afinidade para trabalhar em conjunto. “Temos horário fixo para treinamento, um professor que nos cobra, já sabemos o que cada um gosta de resolver, então, temos uma dinâmica de equipe bem melhor. A meta da gente é ficar, ao menos, entre as 15 melhores equipes do Brasil”.

O professor Thiago Gouveia, um dos coordenadores do Projeto Olímpico de Programação do campus João Pessoa e orientador dos alunos reforçou que o bom desempenho do grupo é resultado de muita dedicação.  “Esse pessoal passa o ano todo treinando e resolvendo questões. Essa colação só veio premiar um esforço deles. Além de serem muito bons competidores, eles se engajam fortemente no projeto e devem ser motivo de orgulho do IFPB”.

A etapa nacional acontecerá na Bahia, nos dias 08 e 09 de novembro. As equipes serão compostas por três estudantes, que irão tentar resolver durante 5 horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes terão à disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Comunicação Social do campus João Pessoa com informações do portal da Maratona de Programação