Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 09 > IFPB-Campus João Pessoa encerra a participação no CBA 2018 com apresentações nas Sessões Orais

Os participantes do Congresso Brasileiro de Automática avaliaram o evento positivamente
por publicado: 12/09/2018 21h07 última modificação: 12/09/2018 21h07

No último dia (12) do XXII Congresso Brasileiro de Automática 2018, mais trabalhos realizados por pesquisadores do IFPB foram apresentados. Um deles foi “Identificação de sistemas para obter modelos lineares via mínimos quadrados para um sistema eletropneumático”, fruto do trabalho de conclusão de curso do tecnólogo em Automação Industrial, Gabriel Bruzaca Cavalcante.

O artigo foi apresentado pelo professor da Universidade Federal de Alagoas e ex-aluno de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa Ícaro Bezerra Queiroz de Araújo, que junto com os professores do IFPB Alberdan Santiago de Aquino e Ademar Gonçalves da Costa Junior orientaram o trabalho.

A interação entre o docente da UFAL com o trabalho apresentado começou quando ele ainda era estudante de Engenharia Elétrica do IFPB e conheceu o professor Ademar, responsável por proporcionar o primeiro contato dele com a área de Controle e Automação.

“Coincidentemente a disciplina que eu cursei com Ademar, Instrumentação, é que eu leciono na UFAL”, revelou. Desde o primeiro contato, os dois começaram a fazer pesquisas e, periodicamente, publicam artigos juntos

Ícaro afirmou que um dos ramos de pesquisas da área de Automática que atualmente vem crescendo é a identificação de sistemas que visam melhorar alguns processos de controle. Segundo o docente, fazer a modelos matemática por meio das leis físicas que regem esses sistemas é algo complicado, porque os sistemas atuais são mais complexos e maiores.

“A ideia é identificar um conjunto de dados de um determinado sistema e, a partir disso, gerar um modelo matemático, sem precisar conhecer todas as leis físicas que regem esse mesmo sistema”. O TCC de Gabriel Bruzaca estudou um Sistema Eletropneumático que, de acordo com Ícaro, apesar de ser um trabalho mais didático, tem uma importância enorme para a indústria.

CBA 2018

O integrante da comissão de organização local do Congresso Brasileiro de Automática e o professor do IFPB Campus João Pessoa Ademar Gonçalves da Costa Júnior disse que os participantes avaliaram positivamente o evento. Para o docente isso ocorreu principalmente pela escolha dos temas das plenárias, mesas redondas, palestrantes internacionais e pelo nível elevado dos artigos apresentados.

“O evento atingiu nossos objetivos de colocar a cidade de João Pessoa como um polo de inovação tecnológica dentro das mais diversas áreas da Engenharia Elétrica. No futuro, poderemos ver como resultado o crescimento de grupos de pesquisas”, pontuou.

O professor Ademar também destacou o papel do IFPB na organização do evento, por meio dos esforços empreendidos pelos docentes que integraram a comissão de organização local, a atuação dos professores como moderadores de sessão, o trabalho dos estudantes como voluntários e o nível das pesquisas apresentadas pelo instituto.

“Eu acredito que o evento atingiu também os objetivos que a gente vinha estabelecendo para o IFPB. Realmente conseguimos inserir o instituto como uma instituição não só de ensino, mas também de pesquisa”, afirmou. Ademar vislumbra que a médio prazo, um dos frutos do congresso será a consolidação de ações dos grupos de pesquisa de todos os campi e no Campus João Pessoa, especialmente, pela atuação do Mestrado de Engenharia Elétrica. “Eu creio que o CBA trouxe como colaboração mostrar que o IFPB pode ser fonte de pesquisa”, ressaltou.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa